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Empresas investem em atendimento ao consumidor para fidelizar clientes

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Atendimento por mídias sociais, sites especializados em reclamações ou whatsapp são algumas das práticas adotadas

Para fidelizar o cliente, mais do que oferecer um bom produto ou serviço, é necessário que o atendimento, inclusive no pós-venda, seja ágil e acessível. Para se ter uma ideia, de acordo com o Procon-SP, houve aumento de 653% de reclamações referentes às vendas online na comparação entre o segundo semestre de 2019 e o mesmo período de 2021. E, para que essas queixas sejam solucionadas, é preciso contar com um time bem preparado, que proporcione confiança e consiga fidelizar o consumidor mesmo depois de uma experiência ruim no atendimento, uma falha no processo ou problema no produto.

Vale lembrar que, além daqueles que recorrem ao Procon, ainda há o grupo que vai até as redes sociais postar reclamações de forma pública, o que pode ser prejudicial para a marca, afastando novos consumidores.

Atentas a essas questões e com objetivo de prestar um atendimento diferenciado, as empresas estão investindo cada vez mais em novos canais, como whatsapp, respostas rápidas a queixas em sites como o Reclame Aqui, retorno por redes sociais, entre outros.

Confira as práticas que têm sido adotadas para fidelizar os clientes:

Zul+

O Zul+, uma plataforma criada para ser a melhor companhia para quem dirige, tem investido fortemente em serviços de suporte disponíveis em seu aplicativo e portal. São respondidas 100% das perguntas que chegam em sites como Reclame Aqui (portal brasileiro de reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços) ou por redes sociais (Instagram, TikTok, YouTube e Facebook). Graças a esse time de atendimento ao cliente, o Zul+ foi indicado ao prêmio Reclame Aqui na categoria de serviços online, com desempenho considerado “Ótimo”.

O próximo passo para ampliar o atendimento ao consumidor é o serviço de auxílio pelo WhatsApp, que está em implementação.

Sobre o Zul +

Lançado em 2017 com o objetivo de atender a demanda de zona azul na cidade de São Paulo, o aplicativo está presente também nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Cajazeiras, Curitiba e é líder em utilização e experiência para os motoristas. Além da função de estacionamento rotativo, a plataforma oferece serviços de alerta de rodízio com geolocalização, informações de valor de mercado para compra e venda de veículos, alertas de manutenção e concessionárias próximas, seção de tributos para pagamento e parcelamento de multas, IPVA e licenciamento, tag de pedágio sem mensalidade (que permite viajar e estacionar sem pegar filas), CRLV Digital, acionamento de seguro e pagamento de estacionamento de shopping.

Apto

Em agosto, o Apto lançou o novo especialista de customer experience, o Vince. Inteligência artificial desenvolvida para se relacionar diretamente com o cliente e auxiliar na busca pelo imóvel perfeito, o Vince passou por uma repaginação e ganhou o aspecto 3D, com referência nas novidades do mercado como a Lu, do Magalu, e o CB, das Casas Bahia.

Disponível via WhatsApp, o personagem faz uma interface amigável enaltecendo a missão da própria empresa, de estar acessível e pronta para atender o cliente a qualquer momento do dia.

Sobre o Apto

Fundado em 2015 pelo executivo Alex Frachetta, o Apto é uma plataforma de lançamentos imobiliários com imóveis novos das construtoras e imobiliárias de todo o Brasil. O objetivo da startup é colaborar com a transformação digital no setor, inovando na apresentação de imóveis na planta, em construção e prontos para morar. Com presença em todas as capitais e principais cidades do país, o Apto tem mais de 150 clientes e motivou R$ 785 milhões em vendas em 2021.

123Seguro

Plataforma digital de seguros com um número de NPS de 76 na etapa de sinistros e 73 em atendimento, a 123Seguro aposta em uma equipe preparada para estabelecer uma conexão racional e emocional com seus clientes. Além de uma tecnologia de ponta, a empresa investe em funcionários especializados que, além da parte digital, entendem os desejos do seu público. De acordo com a companhia, a equipe que que irá atender aos usuários precisa, além de resolver os possíveis problemas, explicar as soluções para que haja um entendimento claro entre ambas as partes.

Sobre a 123Seguro

A 123Seguro é uma plataforma digital de seguros, que tem como objetivo transformar a contratação de seguros na América Latina. Com operações diretas no Brasil, Argentina, Chile e Colômbia, a tecnologia da empresa combina a comparação de preços com a emissão e assessoria de apólices, permitindo que os usuários adquiram seguros de grandes companhias de forma rápida e transparente. Integrada com as principais seguradoras latino-americanas, a insurtech já aconselhou mais de 1 milhão de usuários em sua plataforma em todo território Latam.

CleverTap

A CleverTap, plataforma líder mundial em retenção e engajamento de usuários, utiliza o WhatsApp como seu principal canal de atendimento ao cliente. Por ser a rede social mais utilizada do país, a empresa acredita ser muito importante agregar seu público à plataforma, pois, além de fidelizar a clientela, a marca conquista uma informação valiosa: o contato do meio de comunicação mais utilizado por seu usuário.

Sobre a CleverTap

A CleverTap é a nuvem de retenção nº 1 do mundo que capacita as marcas de consumo digital a aumentarem a retenção de clientes e o valor da vida útil. Utilizada por mais de 1.300 clientes em 100 países e 10.000 aplicativos, a empresa impulsiona a individualização contextual com a ajuda de uma camada de dados unificada e profunda, insights baseados em IA/ML e automação, permitindo que as marcas ofereçam experiências hiperpersonalizadas e agradáveis a seus clientes.

Melhor Envio

O Melhor Envio, plataforma de intermediação logística entre vendedores virtuais e transportadoras, criou uma "digital influencer 3D" para atender sua clientela. Carinhosamente chamada de Mel, a mascote da empresa é especialista em e-commerce e ajuda os lojistas com suas necessidades por meio de uma caixa de perguntas e respostas. A personagem vem tomando cada vez mais forma e já participou até de eventos fora da internet.

Sobre o Melhor Envio

O Melhor Envio é uma plataforma de intermediação de fretes para quem vende online, onde é possível cotar, gerar etiquetas de frete e realizar o rastreamento de pedidos. A empresa foi fundada em 2015, por Éder Medeiros, quando o empresário, que vendia seus produtos em e-commerce, sentiu na pele a dificuldade que um lojista enfrenta ao tentar encontrar um valor acessível de frete, além dos complexos de gestão de logística. Por conta disso, o fundador e atual CEO da companhia decidiu criar a empresa para oferecer fretes competitivos para lojistas de todo o Brasil.

Onze

A Onze, fintech de saúde financeira e previdência privada, tem como parte do serviço aos clientes um app com chat com especialistas à disposição para tirar todas as dúvidas de seus colaboradores em tempo real, sem chatbot ou robôs. A equipe assume as dúvidas e auxilia seus colaboradores, liberando tempo do time de RH e investindo em uma solução mais ativa desde o início do contato com o app.

Sobre a Onze

A Onze é a primeira Prevtech do Brasil. Uma solução de previdência privada e saúde financeira que chega com a proposta de reinventar esse mercado, oferecendo acesso a uma plataforma 100% digital e sem burocracia, fundos diversificados e gestão especializada do dinheiro. Com a solução de saúde financeira da Onze, os colaboradores têm acesso a check-ups financeiros periódicos, consultas individuais com especialistas e uma plataforma com milhares de vídeos sobre finanças.

Klubi

O Klubi, a única fintech autorizada pelo BACEN para operar como administradora de consórcios oferece ao mercado um modelo que garante uma experiência simples, transparente e segura durante toda jornada do cliente, desde a simulação de um plano de consórcio até a conquista e liberação do crédito, com suporte via whatsapp e área de membro no site que mostra todos as cotas compradas, além de trazer informações sobre sorteios.

Sobre Klubi

O Klubi é a primeira fintech autorizada pelo Banco Central para operar como administradora de consórcios. O Klubi tem o propósito de inclusão e educação financeira com uma experiência digital, simples, transparente e segura.

Fundado por Eduardo Rocha, o Klubi tem o apoio de investidores institucionais relevantes - Igah Ventures e Parallax Ventures - e empreendedores de renome - Paulo Veras, Ariel Lambrecht e Renato Freitas (99), Guilherme Bonifácio (iFood) e Elie Horn (Cyrela).


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