Logo
Imprimir esta página

A integridade também compõe o ESG

A integridade também compõe o ESG

por Monica Bressan*

A integridade envolve a convergência entre palavras e ações. Uma pessoa íntegra faz o que fala e o que pensa, sempre galgada pela ética e pela honestidade. E nas empresas não é diferente. Uma empresa íntegra preza pela coerência entre o seu discurso e suas ações. É a integridade que, em grande parte, sustenta a confiança e a credibilidade das organizações perante seus investidores, fornecedores, clientes, colaboradores e a sociedade como um todo.

Acontece que na prática nem sempre vemos organizações pautadas pela integridade. Situações de greenwashing e socialwashing acontecem com uma frequência indesejável, ainda mais em um mundo em que o desenvolvimento sustentável, passa a ser uma preocupação de todos a partir da abordagem do ESG.

O greenwashing é, basicamente, uma estratégia adotada por muitas empresas associada a promoção de discursos e ações ambientalmente sustentáveis que, na verdade, não se coaduna com a realidade.

A expressão foi cunhada na década de 1980 pelo ambientalista Jay Westerveld em um ensaio em que apontou que a prática da indústria hoteleira de pedir aos hóspedes que reutilizassem suas toalhas como forma de reduzir os impactos no meio ambiente era, na verdade, apenas uma forma delas economizarem recursos com a sua lavagem.

Ao longo do tempo o termo acabou por ser estendido ao âmbito da responsabilidade social, onde se passou a usar a expressão socialwashing como referência às empresas que tem um discurso sobre serem socialmente responsáveis, mas que na realidade não o são.

As ações de greenwashing e socialwashing podem, inclusive, ser caracterizadas como propaganda enganosa.

Mas nem sempre é fácil para a pessoa comum distinguir uma estratégia de impacto socioambiental positiva efetiva de uma situação de greenwashing ou socialwashing. É comum, em função da complexidade dos assuntos, que somente especialistas ou após a fiscalização de órgãos do poder público, que práticas de uma empresa sejam assim caracterizadas.

É por isso que a organização íntegra, que efetivamente está comprometida com o ESG, deve adotar estratégias de impacto socioambiental positivas de forma legítima, baseada em fatos e dados passíveis de serem mensurados e monitorados, inclusive pelas partes interessadas de uma forma geral, com a divulgação de informações de forma transparente, e não em meros discursos vazios.

Vale lembrar que o foco da empresa é ter lucro, mas não mais a qualquer preço. A integridade, associada a transparência das ações adotadas pelas empresas voltadas ao ESG passou a ser um pré-requisito para o seu crescimento de forma sustentável. Agir de forma diferente é como “dar um tiro no pé”. Invariavelmente, em algum momento a situação de greenwashing ou socialwashing praticada por uma empresa virá à tona e ela perderá a sua credibilidade, a sua reputação e muitos negócios.

*Monica Bressan é especialista em governança corporativa, compliance, ISO 37001, ISO 31000, contratos e finanças.

Profissional com perfil estratégico, com mais 20 anos de atuação em escritórios de advocacia, empresas e como professora em cursos de graduação e pós-graduação, formada em Direito e Administração de Empresas, com Especialização em Direito Tributário e Mestrado em Administração de Empresas com foco em Finanças Estratégicas. Possui certificação internacional ISO 31000 Lead Risk Manager (Gestão de Riscos) e ISO 37001 Provisional Auditor (Antissuborno). Membro da Comissão de Compliance da OAB/SP.

Ótima experiência com: mapeamento, implantação e acompanhamento de controles internos para todas as áreas da empresa; apoio jurídico-legal para a tomada de decisões; gerenciamento de projetos, com capacidade de atuar em equipe de forma colaborativa; realização de treinamentos focados nas necessidades da organização e disseminação de cultura de melhores práticas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto