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Como fazer um planejamento estratégico de marketing

Como fazer um planejamento estratégico de marketing

Você sabe como montar um planejamento estratégico?

As estratégias de marketing são aliadas importantes para as marcas que desejam aumentar o reconhecimento no mercado e o faturamento do negócio.

Contudo, esses resultados apenas são alcançados pelas empresas que investem em um bom planejamento estratégico. Continue lendo para saber mais…

O que é planejamento estratégico de marketing?

O planejamento estratégico de marketing é um documento, que contém todas as ideias e ações voltadas para promoção de uma marca no mercado.

Assim, esse planejamento funciona como um guia para as empresas, orientando sobre quais as melhores estratégias de marketing para o negócio, assim como suas respectivas etapas fundamentais.

Importância de possuir um planejamento estratégico de marketing

O planejamento estratégico é uma excelente forma de otimizar os processos de marketing de uma empresa, permitindo que os recursos e tempo sejam utilizados da melhor forma.

Afinal, a equipe contará com o suporte de um guia durante todas as etapas — sendo que, quanto melhor for o planejamento, melhor serão os resultados.

Além disso, esse documento ajuda sua marca a alcançar os seus objetivos, atrair mais clientes e, consequentemente, garantir um faturamento maior.

Como fazer um planejamento estratégico de marketing?

Descubra os passos que não podem faltar ao montar o planejamento estratégico da sua empresa!

Monte sua persona

O primeiro passo de qualquer estratégia de marketing é definir a persona da marca, ou seja, o cliente ideal com quem as campanhas vão se comunicar.

Com essa etapa do planejamento estratégico, você garante que as linguagens, tons de voz e canais de comunicação utilizados sejam realmente compatíveis com as preferências do seu cliente.

Além disso, ao montar sua persona, a equipe de marketing será capaz de definir as estratégias mais adequadas a esse público — como o uso dos gatilhos mentais certos.

Para definir uma persona, reúna essas informações:

- Interesses;
- Dores e necessidades;
- Idade;
- Perfil econômico;
- Valores;
- Canais de comunicação mais utilizados;
- Entre outras.

Faça um diagnóstico estratégico

Com um diagnóstico estratégico, sua equipe de marketing poderá entender o mercado, o comportamento do público e demais informações que impactam diretamente no desempenho da marca.

Durante essa etapa do planejamento estratégico, é importante analisar os concorrentes da sua empresa (diretos e indiretos), e seus resultados obtidos com campanhas.

A pesquisa de palavras-chave também deve ser realizada durante esse momento, orientando processos como produção de conteúdo e SEO.

Defina os objetivos

A partir das informações anteriores, determine os objetivos que sua empresa deseja alcançar com o planejamento estratégico.

Importante destacar que, durante esse processo, é fundamental estabelecer metas possíveis de serem concretizadas — caso contrário, a falta de resultados poderá desanimar a equipe.

Além disso, determine um prazo para cada objetivo!

Escolha as estratégias e monte um plano de ação

As estratégias de marketing escolhidas devem ser compatíveis com todas as informações reunidas ao longo das demais etapas.

Ou seja, adequadas tanto a persona da marca, como ao mercado que está inserida.

Além das estratégias, seu planejamento estratégico também deve conter um plano de execução dessas táticas, com as etapas necessárias para colocá-las em prática.

Determine o monitoramento

A mensuração dos resultados também é uma fase importante do planejamento estratégico, pois ajuda as empresas a entenderem o desempenho de cada estratégia — podendo realizar trocas, se for necessário.

Para monitorar esses resultados, escolha uma ferramenta de marketing como a Ekyte!

Com essa solução, você será capaz de montar todo o seu plano, facilitando as atividades dos profissionais e otimizando os resultados do seu planejamento estratégico.

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Amaryllis Mota e Raquel Melo, 2 mulheres, conexão Rio-Salvador, reunimos nossas experiências em Produção Audiovisual, Relações Públicas, Automação Comercial e Tecnologia, e fundamos a Um Tudo Só Comunicação e Tecnologia.

Acreditamos em relacionamento com o cliente, comprometimento e inovação. E é isto que entregamos aos nossos clientes, a paixão e toda dedicação com transparência e seriedade.


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