Corretor não deve assumir custo administrativo de seguradora
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por /Cqcs/
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Entre os benefícios que a Lei 14.430/22 – sancionada no início de agosto – traz para os Corretores de Seguros consta o veto à possibilidade de a seguradora atribuir aos seus parceiros qualquer custo administrativo. A novidade consta em um dos novos dispositivos que integram o artigo 37, o qual altera a Lei 4.594/64 (a qual regula a profissão). “Ao Corretor de Seguros não poderá ser atribuído nenhum custo administrativo da seguradora decorrente de propostas, mesmo as não efetivadas”, passa a estabelecer, com a alteração, o parágrafo 3º do artigo 13 daquela lei.
Além disso, o artigo 37 lista as seguintes atribuições do Corretor de Seguros: identificar o risco e do interesse que se pretende garantir; recomendar providências que permitam a obtenção da garantia do seguro; identificar e recomendar a modalidade de seguro que melhor atenda às necessidades do segurado e do beneficiário; identificar e recomendar a seguradora; oferecer assistência ao segurado durante a execução e a vigência do contrato, bem como a ele e ao beneficiário por ocasião da regulação e da liquidação do sinistro; e prestar assistência ao segurado na renovação e na preservação da garantia de seu interesse.
Outra novidade é referente ao exercício da profissão de Corretor de Seguros, que dependerá de prévia habilitação técnica e registro e que pode ser feito em entidade autorreguladora ou na Susep, nos termos definidos pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).
Além disso, o interessado na obtenção do registro deverá comprovar que não foi condenado por crimes nos cinco anos anteriores ao pedido. Até então, não havia esse limite de tempo.
A associação à entidade autorreguladora não pode, contudo, ser condição para a obtenção do registro.
Além do registro de Corretor de Seguros, também o de prepostos poderá ser expedido pela Susep ou por entidade autorreguladora.
A Fenacor e os Sincors poderão divulgar nos respectivos sites, para fins de acesso ao público em geral, a relação devidamente atualizada dos Corretores e prepostos registrados nas entidades autorreguladoras do mercado de corretagem e na Susep, resguardadas as informações de caráter sigiloso.
Por fim, a lei permite ao Corretor de Seguros ter prepostos de sua livre escolha, bem como designar, dentre eles, quem o substitua nos impedimentos ou nas faltas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>