Logo
Imprimir esta página

Especialista em conflitos explica como se destacar no mundo BANI?

Você sabe por que a Comunicação Não Violenta é cada vez mais valorizada no universo corporativo?

A resposta vem da Diana Bonar, especialista em CNV e gestão de conflitos:

“Porque o mundo está em transformação! Estamos adentrando a construção de um novo paradigma empurrado pelo contexto pós-pandemia e também pelo perfil das novas gerações. Ou seja, as pessoas estão mais ansiosas e mais inseguras. Ao mesmo tempo em que buscam investir o seu tempo em funções que tragam sentido e propósito. Dificilmente as pessoas de hoje ficarão por mais de 10 anos no mesmo emprego, a nova geração será atraída para o ambiente de trabalho onde se sintam bem, valorizados, compreendidos e onde haja espaço para discussões saudáveis”, reflete Bonar.

O conceito BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible) foi desenvolvido pelo antropólogo, autor e futurista norte-americano Jamais Cascio.

Entenda com Diana alguns elementos que caracterizam esse contexto:

- O isolamento deixou o mundo mais fragilizado. Com isso, trouxe muitos conflitos e também novas possibilidades de formatos de trabalho.

- Questões de saúde mental aumentaram nesse período da pandemia e não é sustentável ignorar esse aspecto no contexto atual. Somado a isso, um mundo caracterizado com uma avalanche de informações, com um senso de urgência cada vez maior, aumentando assim problemas e sintomas como ansiedade, por exemplo.

- A tendência do conceito “BANI” é de constante mudança de cenário e, dessa forma, é imprevisível. Por este motivo, a flexibilidade, a resiliência e a capacidade de adaptação passam a serem recursos imprescindíveis também para todos nós.

- Se por um lado existe o medo de não saber a direção exata e segurança na vida, por outro lado nasceram novos empreendedores. Nunca foi tão falado em realização pessoal e profissional como atualmente. A incerteza fez com que muitas pessoas mudassem de carreira e abrissem seus próprios negócios.

Segundo a especialista em comunicação CNV, precisaremos cada vez mais das chamadas SOFT SKIILS, competências relacionais baseadas na gestão das emoções, na capacidade de gerir conversas difíceis e na habilidade ouvir e buscar soluções de ganho mútuo. É importante que os gestores de distintos setores saibam gerir o conhecimento de suas equipes, mas acima de tudo, entender as personalidades e os relacionamentos deles. Isso exige estudo, prática e capacitação.

“O problema é que não nos ensinaram na escola ou na faculdade como administrar tensões, conflitos, gerir as emoções e buscar soluções criativas para problemas complexos. A velha forma de pensar se tornou obsoleta e trouxe mais divergências no ambiente de trabalho. Competências como empatia, saber ouvir, saber expressar aquilo que não está bom, abordar desafios de forma inovadora são essenciais para empresas que querem crescer sem perder capital humano ou financeiro”, reflete ela.

Diana ressalta ainda que a incapacidade de gerir conflitos representa também perdas financeiras, pois uma equipe que está o usando o tempo de produção engessada em conflitos perde tempo e, claro, dinheiro! Uma equipe funcional e eficiente é aquela que sabe lidar com suas divergências de forma positiva e criativa.

“Conflito sempre haverá, faz parte das relações humanas, a questão é como abordá-los. A Comunicação Não Violenta se apresenta como uma excelente abordagem para aprendermos a fazer isso”, finaliza Diana Bonar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto