Aposta das indústrias em marketplaces cria nova e vantajosa experiência para o consumidor final
Estratégias D2C – direct to consumer- já são adotadas por 99% dos fabricantes líderes de bens de consumo. Implantar o marketplace[FM1] pode facilitar as vendas diretas e trazer entre suas vantagens a previsibilidade e o fortalecimento da presença digital
O crescimento dos marketplaces, principalmente durante a pandemia, trouxe não só a expansão desse modelo de negócio para empresas varejistas, mas também para indústrias, que vêm apostando na transformação digital para criar novas soluções, aprimorar a comunicação com o consumidor e melhorar sua experiência. “Os hábitos de compra estão passando por uma transformação e a grande fortaleza do D2C (Direct to Consumer) está em possibilitar a melhora da experiência de compra do cliente final. Mas a distribuição em menores quantidades e o bom atendimento ao cliente final se constituem como grandes desafios deste modelo de negócio, o que traz muitas dúvidas para quem está acostumado com o modelo tradicional. ”, pontua Matheus Pedralli, CEO da OmniK, empresa que atua na transformação de e-commerces em marketplaces e faz parte do Grupo FCamara.
No auge da pandemia, o mercado de marketplaces apresentou um crescimento de 68% em faturamento, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm). Outro levantamento, da Ebit/Nielsen, aponta que 78% das vendas online no país são efetuadas por essas plataformas. E segundo o Índice de Intenção de Compra Direta ao Consumidor, da Diffusion, 80% dos consumidores devem fazer pelo menos uma compra no modelo D2C até 2026. Não à toa, 99% dos fabricantes líderes de bens de consumo estão investindo em estratégias D2C, de acordo com estudo da Salesforce.
“Com o marketplace, o fabricante consegue aumentar a sua margem de lucro, aumentar sua presença digital, conhecer melhor o perfil de consumo do seu público, e, ter a possibilidade de inserção de outros produtos e serviços complementares para os clientes sendo vendidos no mesmo marketplaces. Alguns setores, como confecções, vestuário e moveleiros, por exemplo, já migraram para as plataformas digitais e estão se destacando”, explica Matheus, reforçando que a inclusão do marketplace no setor traz, principalmente, experiências e facilidades para o consumidor final, além é claro, de auxiliar os revendedores a otimizarem suas logísticas.
Alguns setores, como confecções, vestuário e moveleiros, por exemplo, já migraram para as plataformas digitais e estão se destacando”, explica Matheus, reforçando que a inclusão do marketplace no setor traz, principalmente, experiências e facilidades para o consumidor final, além é claro, de auxiliar os revendedores a otimizarem suas logísticas.
Previsibilidade e maior eficiência operacional
Por meio da inteligência de vendas baseada no perfil do cliente, o principal benefício do marketplace para indústrias é a previsibilidade. “Estamos falando de previsibilidade para vendas que acabam ajudando na organização de insumos que vão passar pela fabricação e até a entrega, ou seja, todas as etapas podem ser conduzidas com maior controle de custos e eficiência”, destaca Pedralli.
Algumas soluções disponíveis no mercado, além de encurtarem a distância entre a indústria e o consumidor final, trazem outras vantagens. “É o exemplo de uma solução da OmniK que permite que o fabricante cadastre revendedores parceiros em diferentes regiões do país no marketplace, reduzindo prazos de entrega. O sistema direciona a venda para o revendedor mais próximo, dando a opção de o consumidor retirar o produto na loja ou recebê-lo em casa”, finaliza o executivo.
Sobre a OmniK
A empresa foi adquirida em 2020 pelo Grupo FCamara e permite que uma empresa possa criar seu próprio marketplace ao fornecer recursos para todo o ciclo de gestão, operação e transação de um Marketplace, seja ele B2C (como Zé Delivery, AliExpress ou Amazon) ou B2B (Bees Ambev). A empresa atende lojistas virtuais, indústria, e players de e-commerce. Entre os clientes da OmniK, estão Le Biscuit, Marisa, Gimba, Vila Nova, On Stores e Loja do Mecânico. Saiba mais: https://omnik.com.br/
Sobre o Grupo FCamara
A FCamara é uma consultoria de TI que fomenta a transformação digital ao prover desenvolvimento e soluções tecnológicas orientadas aos resultados dos clientes, com alta especialização e atuação nos principais players do mercado de varejo, saúde, seguros, banking, indústria de transformação entre outros. Após imersão no Vale do Silício, fundou sua própria Corporate Venture, que já lançou diversas startups com foco B2B.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>