Logo
Imprimir esta página

66% das empresas reconhecem alto risco de atraso ou calote nos recebíveis

70% das empresas concordaram em aumentar os prazos de pagamentos dos clientes; dados fazem parte de pesquisa da Intrum com quase 700 empresas no país;

Inflação (69%) e taxa de juros altas (65%) são os maiores desafios que afetarão a capacidade de pagamento do cliente.

Com o cenário mundial ainda em fase de retomada da economia devido às consequências da pandemia, somado à crescente alta da inflação global e da taxa de juros, as empresas já têm sentido dificuldades em relação ao cumprimento dos prazos de pagamentos, negociações com clientes e trato com fornecedores. A segunda edição do Relatório sobre Pagamentos no Brasil realizado pela Intrum, empresa europeia líder no mercado de cobrança, mostrou que 77% das empresas receberam pedidos para renegociar os prazos de pagamento para períodos maiores do que se sentem confortáveis nos últimos 12 meses e 70% concordaram. E entre os possíveis impactos do atraso de pagamentos, o crescimento da empresa (50%) e a ameaça à sobrevivência (41%) são os mais citados.

O estudo da Intrum, que tem como objetivo entender o comportamento de pagamento e o impacto na perspectiva de negócios das empresas, é publicado anualmente desde 1998 e começou a considerar dados específicos do Brasil no ano passado. A partir das declarações das 700 empresas de pequeno a grande porte entrevistadas, ficou perceptível que o comportamento em relação a pagamentos tem sido diferente em cada setor. Entre empresas B2B, por exemplo, cresceu de 11 para 16 dias a média de atraso nos pagamentos. Já nos negócios com setor público, a diferença foi ainda maior, de 13 para 20 dias entre 2021 e 2022.

“Neste cenário desafiador, as grandes empresas, por trabalharem com escalas maiores e terem uma margem de lucro mais confortável, conseguem melhores negociações com os fornecedores, o que as ajuda a oferecer descontos e condições de pagamento mais atrativas aos seus clientes. Já as pequenas e médias empresas tendem a aceitar prazos maiores de pagamento somente com a condição de aplicação de taxa extra”, avalia Ulisses Rodrigues, CEO da Intrum Brasil.

O impacto dos atrasos cai diretamente sobre as margens de crescimento das empresas: 54% delas consideram a diferença entre os prazos de pagamentos e a sua duração um risco para o crescimento sustentável do negócio. E, como em toda cadeia, os fornecedores também são afetados. Como consequência, a percepção por parte das empresas sobre o risco associado aos seus recebíveis se manteve alta, e 66% acreditam que o risco de atraso ou calote nos pagamentos irá aumentar nos próximos 12 meses.

Atualmente, 61% das companhias estão com dificuldades de pagar seus fornecedores em dia em razão da inflação. Entre 2021 e 2022, saltou de 47% para 56% a proporção de empresas que precisaram pedir para estender os prazos de pagamentos aos fornecedores em razão das incertezas macroeconômicas.

A gestão de recursos humanos também é outra grande afetada. Entre 2021 e 2022, aumentou de 47% para 60% a proporção de empresas que contratariam mais colaboradores em meio à antecipação dos recebíveis.

Apesar das consequências dos atrasos nos pagamentos, 60% das empresas declararam que reconhecem a necessidade de tornar o nosso negócio mais resiliente. Para elas, o foco deve estar em se tornar mais consciente a respeito do ambiente de risco e melhorar a gestão de dívidas.

Sobre o estudo

A Intrum publica, anualmente, o Relatório sobre Pagamentos na Europa desde 1998. Essa é a 2ª edição do Relatório para o Brasil, com foco em riscos de pagamento em uma escala nacional.

O relatório é baseado em uma pesquisa realizada simultaneamente em 29 países entre 17 de janeiro e 13 de abril de 2022. Na Europa, um total de 11.007 empresas, de 15 segmentos diferentes participaram da pesquisa. No Brasil, 700 companhias participaram do estudo, sendo 521 pequenas e médias empresas e 179 grandes empresas.

O conteúdo do relatório foi criado pela Intrum em parceria com a Longitude, consultoria especializada em serviços de pesquisa para empresas multinacionais e investidores, com sede em Londres, Inglaterra.

Sobre a Intrum

A Intrum é a empresa líder mundial na prestação de serviços de gerenciamento de crédito e de ativos. Centenária, está presente em 25 países, oferecendo às empresas um portfólio de soluções que cobrem toda a cadeia de gestão de crédito.

Com atuação voltada a potencializar o fluxo de caixa e a rentabilidade das empresas, apoia pessoas jurídicas e físicas na regularização de débitos. Com sede em Estocolmo, na Suécia, a Intrum conta com uma equipe de mais de nove mil funcionários, atendendo aproximadamente 80 mil empresas em toda a Europa e na América Latina. Com ações negociadas na Nasdaq de Estocolmo, registrou faturamento de 2 bilhões de euros em 2020.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto