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Dia dos Pais: 4 dicas para marketplaces venderem mais

Pesquisa aponta que faturamento do varejo no e-commerce chegou a R$ 150 bilhões só em 2021 e a expectativa é de aumentar ainda mais este ano

Considerada uma data relativamente importante para o varejo, o Dia dos Pais tende a faturar bem no comércio online. De acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), as vendas eletrônicas em 2021 chegaram a um faturamento de R$ 150,8 bilhões, e, com todas as datas comemorativas até o final de 2022, a expectativa é atingir R$ 170 bilhões, aumentando 5% de novos compradores, passando de 79,8 milhões para 83,79 milhões.

Vale reforçar que não basta oferecer preços atrativos para ter bons resultados no Dia dos Pais. É preciso encantar o cliente em todas as etapas da jornada de compra.

"Uma experiência marcante começa no primeiro contato do cliente com a marca e vai até o pós-venda. Toda interação importa para oferecer uma experiência completa e vantagens de compra, o que fará a diferença para o negócio", explica Matheus Pedralli, CEO da Omnik, empresa que atua na transformação de e-commerces em marketplaces e faz parte do Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios.

Pensando nisso, o executivo preparou quatro dicas que ajudam um marketplace a vender mais durante a data. Confira:

1. Foque na experiência do cliente

Consulte as informações sobre as vendas no Dia dos Pais dos últimos anos. Confira quais foram os produtos mais vendidos e as principais queixas, veja se o ticket médio está aumentando ou diminuindo. “Para proporcionar uma experiência positiva, o marketplace precisa conhecer seus clientes e fazer o melhor uso dos dados levantados a favor do negócio. É preciso analisar as dores e as necessidades dos consumidores e, com essas informações, identificar o que os clientes buscam e como agradá-los”, explica Matheus.

2. Ofereça ofertas realmente boas

Surpreenda o cliente e segmente os descontos de forma estratégica. Você pode, por exemplo, analisar as regiões em que consegue proporcionar frete grátis. Também pode identificar os itens relevantes para uma estratégia desse tipo. Outra dica é estudar a margem de lucro sobre cada produto, assim seu negócio reduz o preço de forma assertiva. "Se o seu marketplace não der descontos realmente bons, corre o risco de perder credibilidade. Há vários aplicativos que ajudam o cliente a identificar falsos abatimentos de preços. Evite prejuízos e reclamações no Procon e na internet", orienta Pedralli.

3. Analise o estoque

Um ponto importante é analisar o estoque dos sellers. Afinal, os marketplaces recebem muitos pedidos em datas sazonais. Cheque com antecedência as quantidades e variedades dos itens. Dessa maneira, você impede que o marketplace venda produtos que não estão disponíveis e evita prejuízos para o negócio e para o usuário. "Durante o Dia dos Pais, sabemos que a concorrência é grande. É um diferencial e tanto ter produtos em estoque com preços baixos", aponta o especialista.

4. Tenha uma estrutura que suporte o volume de vendas

Para vender bem durante a data, não basta focar nos clientes, no estoque e nos produtos. É preciso ter uma plataforma de marketplace que ofereça uma estrutura adequada para lidar com o grande volume de acessos e vendas. "Você precisa contar com o apoio de plataformas que dão suporte às vendas, como um sistema de gestão ERP e um hub de integração com marketplaces. Além disso, faça simulações para conferir se a plataforma funciona bem com um tráfego mais intenso. Em datas como o Dia dos Pais, o site precisa estar sincronizado e rodando sem falhas”, adverte o executivo.

Sobre o Grupo FCamara

O Grupo FCamara é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios ao prover desenvolvimento e soluções tecnológicas orientadas aos resultados dos clientes, com alta especialização e atuação nos principais players do mercado de varejo, saúde, seguros, banking, indústria de transformação entre outros. Após imersão no Vale do Silício, fundou sua própria Corporate Venture, que já lançou diversas startups com foco B2B.


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