5 dicas para desburocratizar o Departamento Pessoal
HRTech especialista em DP, Convenia explica como otimizar atividades do setor
As rotinas do Departamento Pessoal (DP) são numerosas e, muitas vezes, bastante complexas e burocráticas. Por esse motivo, exigem atenção redobrada, concentração e organização. Afinal, este é um setor que lida diariamente com informações importantes sobre colaboradores, bem como os processos de contratações, demissões e folha de pagamento, por exemplo.
“Uma gestão de qualidade é essencial para a excelência dos serviços e, neste sentido, a otimização de processos torna-se cada vez mais necessária para evitar problemas futuros”, explica Marcelo Furtado, CEO e cofundador da Convenia, HRTech com soluções voltadas para a digitalização e automatização do RH e do DP.
Pensando nesse cenário, o especialista elenca cinco dicas que podem contribuir para a desburocratização do setor:
1. Registro e mapeamento de atividades
Para reduzir desperdício de materiais e recursos, é imprescindível que os analistas documentem as tarefas executadas pelo DP. “Ao efetuar registros de férias, demissões ou afastamentos temporários, há um maior controle e diminuem as chances de eventuais erros”, argumenta o CEO.
2. Estabelecimento de metas para gerenciamento digital
“Ter metas bem definidas é um passo importante para a otimização das atividades que envolvem a gestão de arquivos”.
3. Armazenamento em nuvem
“Trabalhar com o recurso da computação em nuvem é vantajoso e ao mesmo tempo seguro para as áreas de RH e DP. Afinal, uma de suas vantagens é justamente a otimização das informações em um único lugar”, comenta Furtado.
4. Gestão estratégica
“A gestão estratégica ajuda a melhorar processos internos, além de tornar o trabalho mais eficaz e seguro com foco em resultados”.
5. Software especializado
“A utilização de softwares especializados, como o da própria Convenia, são opções bastante interessantes para o mercado de RH e DP. Afinal, eles são capazes de realizar, por meio de uma só ferramenta, uma série de tarefas relacionadas à gestão de pessoas, além de integrar dados e produzir relatórios”, finaliza.
SOBRE A CONVENIA:
A Convenia é uma HRTech com soluções voltadas para a digitalização e automatização dos processos de Recursos Humanos (RH) e Departamento Pessoal (DP). Fundada em 2012 pelos sócios Marcelo Furtado, Rodrigo Silveira e Anderson Poli, a iniciativa surgiu com o objetivo de levar alta tecnologia para o setor de RH, de forma acessível e prática, automatizando rotinas operacionais e destinando o tempo do RH para as pessoas. Atualmente, seus produtos abrangem admissão digital, férias e gestão de colaboradores. Entre seus principais clientes, estão marcas como Rock Content, Endeavor, GetNinjas e Quinto Andar.
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