Consultoria em reputação: o que é e quando a empresa precisa?
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Fran Oliveira
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
A reputação de uma empresa e de suas marcas está no topo das preocupações de todo empresário. Não se trata, apenas, de como os produtos são vistos por seus consumidores. O conceito de reputação vai adiante e envolve todos os públicos com que a empresa se relaciona.
A reputação é construída no dia a dia de inúmeras maneiras, e com impactos diferentes na empresa. Além da recomendação espontânea, o tão falado “boca a boca” feito por consumidores satisfeitos em seu círculo de convívio ou por avaliações na internet, leva colaboradores a contribuir de forma significativa, tendo orgulho de trabalhar para a marca, por exemplo.
Até onde vai a importância de boa reputação? Além da preferência de consumidores, empresas com boa reputação têm melhores chances de negociar com fornecedores e até com bancos, por exemplo. “Outro ponto muito positivo é o chamado “benefício da dúvida”. Não é incomum empresas enfrentarem um problema em relação à qualidade de um de seus produtos ou até mesmo em relação à sua idoneidade. Uma marca bem-conceituada tem mais facilidade de administrar essa crise”, explica José Carlos Stabel,
Construir uma reputação é tarefa de longo prazo. A consultoria externa, até por ser isenta, pode em primeiro lugar avaliar a reputação de uma empesa no início de sua atividade e localizar pontos que talvez mereçam atenção especial, propondo medidas corretivas. “Numa primeira fase do serviço de uma consultoria não é incomum serem localizadas ameaças a serem corrigidas e mesmo oportunidades que não estão sendo aproveitadas” completa Victor Olszenski.
Sobre Victor Olszenski
Mestre em Ciências da Comunicação, graduado em Publicidade e Propaganda, é Executivo de Marketing, Comunicação e Relações Institucionais com 30 anos de experiência acumulada em empresas como Telefônica/ VIVO; Pial-Legrand; Deca e Toyota além da Agência de Propaganda Z+G Grey. Desenvolve estudos nas áreas de Marketing Estratégico; Marcas e Comunicação Corporativa; Relações Governamentais e Institucionais; é palestrante e professor em vários Programas de MBA em Marketing, Branding e Comunicação, entre eles, Franklin Covey Education, ESPM, Anhembi-Morumbi, FMU, Faculdades Rio Branco, UNIP e UNITAU. É coautor do Livro: Um Profissional para 2020 – Editora B4.
Sobre José Carlos Stabel
Jornalista e Publicitário. Foi sócio da Lage, Stabel & Guerreiro BBDO. Foi ainda Vice-Presidente da Norton Publicidade, Sócio-Fundador da Grey Direct no Brasil, Sócio-Diretor da B-to-B Marketing Communication. Desenvolveu trabalhos, entre outros, para Bayer; Cia. Müller de Bebidas (51 Pirassununga); Sadia; Unibanco; São Paulo Alpargatas; Du Pont; Mercedes-Benz; Gilette; Citibank; Unilever; Procter & Gamble, Central Surf, Rede Eldorado de Hotéis, Hospital 9 de Julho.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>