Dasa lança programa inédito para formar colaboradores em tecnologia
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Cecília Polycarpo
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Primeira turma do Forma Tech é composta por 26 alunos de áreas como recepção, manutenção, radiologia e coleta, que após a qualificação farão parte do time de desenvolvimento de softwares
A Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, acaba de lançar um programa para formar colaboradores na área de tecnologia, o Forma Tech. O objetivo é que, depois do curso, eles integrem o quadro de programadores da empresa - uma maneira de acelerar a ascensão de suas carreiras, além de suprir um dos principais desafios da área: a escassez de talentos disponíveis no mercado. Afinal, uma estimativa feita pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), em 2022, aponta que o déficit de profissionais de TI no Brasil deve chegar a 797 mil até 2025*.
“A formação dos profissionais dessa área não acompanha a transformação digital pela qual as empresas brasileiras passam. Aqui, na Dasa, temos um banco de mais de 50 mil talentos potenciais que podem atuar na tecnologia. E com a vantagem de já conhecerem o mercado de saúde e estarem inseridos na cultura organizacional do nosso ecossistema”, explica Venâncio Guimarães, diretor de Produtos - Pessoas e Cultura da Dasa.
Na primeira fase do projeto, que começou em junho de 2022, participam 26 colaboradores (14 homens e 12 mulheres) de áreas variadas, como recepção, manutenção, radiologia e coleta, que já cursam faculdade na área de tecnologia. A trilha de formação foi desenvolvida em parceria com a Alura, uma das maiores plataformas de educação à distância nesse setor, e tem duração de oito semanas. Os alunos poderão escolher em qual jornada de programação se especializar (APP, QA, WEB e BFF) e, nesse período, terão aulas teóricas, mentoria de especialistas das áreas técnicas e, ao final, passarão por uma avaliação de conhecimentos.
“Quando passarem a integrar o time de tecnologia, esses colaboradores continuarão sendo desenvolvidos e acelerados em seus upskillings para ocupar cargos ainda maiores”, explica o Diretor Geral de Tecnologia e Transformação Digital na Dasa, Danilo Zimmermann.
Todo o conteúdo será disponibilizado dentro do Dasa Educa, a plataforma em que os colaboradores têm acesso gratuito a conteúdos científicos, lives, simpósios, podcasts e aulas sobre diversas especialidades, além de atualizações e formações sobre os temas mais discutidos pela comunidade médica.
Transformação digital
Desde 2018, a área de tecnologia é protagonista na Dasa, que fez um grande investimento em transformação digital. Toda a jornada de saúde na empresa ganhou mais agilidade, eficiência e sustentabilidade, utilizando a inteligência de dados para gerar valor em toda a cadeia e deixar a jornada do paciente mais fluida.
Para viabilizar essa integração, a Dasa construiu um data lake, o maior do setor privado do país, com 6.4 bilhões de dados (mais de 50% deles interoperáveis). As informações são centralizadas e disponibilizadas a médicos e pacientes no aplicativo NAV, uma nova e única plataforma que empodera e facilita a jornada das pessoas no cuidado da saúde, concentrando todos os históricos de exames e consultas. O Nav Pro, interface da plataforma para os profissionais de saúde, ajuda no acompanhamento dos pacientes e dá até insights clínicos.
Além disso, o Dasa Exp, a área de inovação que concentra mais de mil profissionais de tecnologia em células ágeis, trabalha com o propósito de melhorar a saúde de milhares de pessoas através de produtos digitais e preditivos aliados à expertise médica.
Sobre a Dasa
A Dasa é a maior rede de saúde integrada do Brasil. Faz parte da vida de mais de 20 milhões de pessoas por ano, com alta tecnologia, experiência intuitiva e atitude à frente do tempo. Com mais de 50 mil colaboradores e 250 mil médicos parceiros, existe para ser a saúde que as pessoas desejam e que o mundo precisa, estando presente em cada etapa de cuidado.
Acredita que para cuidar sempre é preciso cuidar por inteiro. Por isso, olha para a gestão da saúde de um jeito preventivo, preditivo e personalizado. Integra medicina diagnóstica, hospitais, genômica, oncologia, coordenação de cuidado, pronto atendimento, telemedicina, pesquisa clínica e ciência. Ao todo, conta com 15 hospitais referências (considerando rede própria, crescimentos inorgânicos e os deals que ainda estão sob aprovação dos órgãos reguladores), e mais de 59 marcas entre medicina diagnóstica e hospitais, distribuídas em mais de 980 unidades no Brasil.
A Dasa garante uma navegação ágil, descomplicada e sem atritos na jornada da saúde, tanto para pacientes quanto para médicos, por meio da sua plataforma de gestão de saúde digital, o Nav. Além disso, oferece soluções integradas e inovadoras de saúde corporativa, por meio do Dasa Empresas.
Somos Dasa e somos para toda a vida. Para mais informações, acesse: www.dasa.com.br
*BRASSCOM. Sem mão de obra imediata para TIC, Brasil está fora do jogo da transformação digital. https://brasscom.org.br/sem-mao-de-obra-imediata-para-tic-brasil-esta-fora-do-jogo-da-transformacao-digital/ . Acesso em 27 de junho de 2022.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>