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Parâmetros Técnicos Para Divulgação de Práticas Sustentáveis Amplia Importância de Ir Além do Discurso

Parâmetros Técnicos Para Divulgação de Práticas Sustentáveis Amplia Importância de Ir Além do Discurso

Por Viviene Bauer*

Há pouco mais de 30 anos o tema sustentabilidade começou a frequentar o noticiário e também as empresas. Na época, era imediatamente associado ao meio ambiente e as grandes corporações viram a necessidade de iniciar um processo de responsabilidade ambiental. No entanto, o conceito ESG vai além disso e envolve os pilares ambiental, social e econômico. Tal conceito tem ficado cada vez mais claro, especialmente às companhias de capital aberto, uma vez que precisam prestar contas aos seus investidores.

O fato é que ESG sempre existiu, agora, no entanto, nunca foi um assunto tão comentado e algo tão buscado pelas empresas, isso porque mercado, investidores e consumidores estão realmente prestando muito mais atenção nisso. Mas, como diferenciar o discurso da prática?

Por anos, muitas companhias se apropriaram do discurso de sustentabilidade e incorporaram ações de marketing para melhorar ou construir reputações. Agora, porém, com a evolução para a criação de um framework único, será possível saber se estão realmente agindo ou apenas falando sobre ESG. Isso porque da mesma forma que o Brasil adotou as normas internacionais de contabilidade e de auditoria, seguirá com as normas de sustentabilidade por meio do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), aprovado neste mês de junho pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

E o que isso significa? Na prática, a função do CBPS será normatizar regras referentes a divulgação das práticas ESG. Para isso, o Comitê irá preparar pronunciamentos técnicos que irão balizar as regras adotadas por órgãos reguladores como CVM, Susep, Banco Central e Previc.

Com regras e parâmetros de divulgação, será praticamente mandatório investir em aspectos ambiental, social e econômico e com informações que poderão ser auferidas e apresentadas a toda sociedade.

Acreditamos que tais regras irão impor uma maior transparência. A partir do momento em que estiverem definidas e as grandes companhias reguladas começarem a adotá-las, será criado, em seguida, um efeito cascata e empresas que quiserem se manter competitivas, receber investimentos ou mesmo ter a sua marca reconhecida como responsável, terão que seguir por este caminho.

Em um futuro não muito distante, tais informações serão tão importantes em um balanço quanto é hoje, por exemplo, um Ebitda. Prestar contas de forma transparente em relação a sustentabilidade tende a se tornar uma regra.

Ficarão no passado as corporações que seguirem ignorando o impacto do seu negócio na sociedade. E, após a incorporação desses parâmetros, será mais fácil saber, de forma empírica, quais são essas empresas e como estão praticando a sustentabilidade.

Embora este seja um conceito disseminado há mais de três décadas, ainda existem empresas que não se deram conta da sua responsabilidade. A criação de tais regras tende a acelerar o processo de adoção de boas práticas ESG. Sabemos que mudar a cultura de uma organização não é fácil, mas é necessário começar e a hora é agora. Quando os parâmetros já estiverem estabelecidos e sendo cumpridos, poderá ser tarde demais.

*Viviene Bauer é sócia da BDO.


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