Logo
Imprimir esta página

O novo SAC como aliado para inovação e conversão de vendas no e-commerce

*Por Raphael Mello

Em abril, foi publicado o decreto que estabelece novas diretrizes do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). A partir de outubro deste ano, o decreto reconhece diferentes modelos de negócio e o consumidor omnichannel, permitindo às empresas adequarem os canais de atendimento para que melhor atendam ao público. Além disso, contempla a possibilidade de os fornecedores disporem de outros canais de atendimento além do telefônico, que, apesar de obrigatório, deixa de ser o principal meio de comunicação com o consumidor.

De acordo com os dados da plataforma consumidor.gov, houve um aumento de 70% na quantidade de reclamações de consumidores que usaram serviços de atendimento ao cliente entre 2019 e 2020, evidenciando a necessidade de um SAC mais efetivo e que realmente resolva as demandas. Além do aumento das reclamações, a necessidade de adaptar o antigo decreto veio também com as mudanças ocasionadas pela tecnologia, mercado e comportamento do consumidor, que cada vez mais está exigente na hora de escolher os seus fornecedores.

A mudança busca fazer com que as empresas consigam promover a satisfação dos consumidores e uma maior resolutividade de seus problemas. Se antes o SAC era apenas uma central de reclamações, com o novo decreto ele se apresenta como uma oportunidade de canal direto para suporte, troca de ideias, inovação, pesquisas e sugestões de melhoria. Segundo pesquisa da Forrest Report, 66% dos consumidores consideram que a coisa mais importante que uma empresa pode fazer é valorizar o tempo de seus clientes. O estudo conclui que empresas capazes de ouvir seus consumidores se tornam mais respeitadas e donas de uma fatia consolidada das vendas de mercado. Dessa forma, o SAC se torna a porta de entrada para entender a mente e o coração de seus clientes.

Nos e-commerces, o SAC se mostra ainda mais importante. Isso porque um bom serviço de atendimento pode quebrar um dos maiores motivos de insucesso das empresas virtuais: a falta de confiança do público comprador. Um levantamento publicado no Science Direct aponta que a maioria dos consumidores desiste da compra diante de um site pouco confiável ou que não tenha um sistema claro de apoio no pré e pós-venda.

Diante de um mercado em expansão com consumidores em busca do melhor atendimento, como o e-commerce, o SAC se tornou uma das melhores ferramentas para garantir o sucesso. O SAC evoluiu para uma comunicação direta e resolução eficaz das dores do consumidor e, mais do que um canal de reclamações, com o novo decreto, o serviço é o novo caminho para compreender as necessidades de seus compradores, estabelecer novas estratégias de vendas e ampliar o seu raio de atuação.

*Raphael Mello é CEO da LTM Fidelidade


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto