Internet pode impulsionar aprendizado de inglês no Brasil, diz empresário
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Dino
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Pesquisa aponta que apenas 5% dos brasileiros falam inglês e somente 1% da população possui fluência na língua; Jonas Bressan, criador do método Beway, aponta vantagens do aprendizado por meio de cursos on-line
As plataformas digitais têm a vantagem de serem altamente intuitivas. O aluno não precisa lidar com um professor que esteja em um dia ruim
A língua inglesa como idioma universal é visto, nos dias de hoje, como algo natural e absolutamente consolidado, mas nem sempre foi assim. Apesar de ter ganhado força com a expansão do Império Britânico, durante o século 19, o idioma de William Shakespeare era considerado, naquela época, menos relevante do que o francês, por exemplo. E foi somente após a Primeira Guerra Mundial, com a crescente influência dos Estados Unidos na economia global e nos hábitos culturais e de consumo dos países do Ocidente, que a língua inglesa se tornou, de fato, predominante.
No Brasil, o ensino de língua inglesa como disciplina obrigatória no currículo escolar teve início em 1809, por meio de um decreto assinado pelo Príncipe Regente de Portugal Dom João VI. Na ocasião, de olho na melhoria das relações comerciais de Portugal com Inglaterra e França, foram criadas escolas de idioma daqueles países europeus - até então, o grego e o latim eram as línguas estrangeiras ensinadas nos bancos escolares.
Ao longo de muitas décadas, as aulas de língua inglesa na escola ficavam restritas às noções iniciais das regras gramaticais, ao desenvolvimento da habilidade de resolver questões de múltipla escolha e à leitura de textos curtos. Nos dias atuais, porém, com o aprendizado do idioma tornando-se obrigatório a partir do Ensino Fundamental II, de acordo com as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o foco do ensino passou a ser a capacidade de uso do idioma por parte dos alunos. Assim, o processo de ensino-aprendizagem do idioma passou a ser construído por meio de práticas discursivas e cotidianas.
Apesar disso, de acordo com uma pesquisa realizada pela British Council e pelo Instituto de Pesquisa Data Popular, apenas 5% dos brasileiros falam inglês e somente 1% da população possui fluência na língua. Outro estudo da British Council, o Observatório para o Ensino da Língua Inglesa no Brasil, mostra como o ensino do idioma ainda é precarizado no Brasil: a maioria (55%) dos professores que dão aulas de inglês nas escolas públicas no Brasil não possui formação específica para lecionar essa disciplina. Além disso, 81% reclamam da falta ou da inadequação do material didático usado nas aulas.
Para Jonas Bressan, criador do método Beway e responsável pela escola homônima que oferece curso de inglês on-line, a didática de ensino do idioma evoluiu de forma exponencial nos últimos anos devido à crescente digitalização do sistema de ensino no país.
“As plataformas digitais têm a vantagem de serem altamente intuitivas. O aluno não precisa perder horas no trânsito ou procurar uma vaga para estacionar. E o mais importante: ele não precisa lidar com um professor que esteja em um dia ruim ou com colegas que não estejam com o intuito de aprender”, afirma o empresário.
A globalização e a cada vez maior conectividade à internet fazem com que, na opinião de Bressan, novos e mais intensos estímulos impactem estudantes em todo o mundo, alterando de forma radical o aprendizado do idioma inglês. “Antigamente, poucos eram os contatos que um estudante de inglês poderia ter com estrangeiros. Hoje, por meio de lives, games, séries de TV, há o contato direto com o idioma falado no dia a dia”, comenta.
O estímulo citado pelo executivo da Beway vai ao encontro da pesquisa realizada pela 7Waves, plataforma de organização de metas, que apontou que, em 2021, aprender inglês fez parte dos objetivos de 4 entre 10 (40%) brasileiros.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>