Logo
Imprimir esta página

E-commerce aproveita retomada do varejo para se expandir no mercado B2B

Com a volta dos clientes às lojas físicas, empresa on-line vê oportunidade de atender necessidades de lojistas e aumentar presença de mercado

Percebemos que os lojistas nos ramos de presentes estão órfãos de um bom atendimento e de produtos diferentes para colocar nas suas lojas

Com o recuo da pandemia para um cenário de maior estabilidade, e o afrouxamento das medidas de restrição, as pessoas têm retomado seus antigos hábitos de consumo, e um deles é voltar a sair para comprar produtos em lojas físicas. Diferente do que as tendências apontavam, o público parece não ter migrado de uma vez por todas para o mercado on-line.

Pelo menos é o que demonstra um levantamento divulgado ​​pela Dunnhumby, empresa global que trabalha com ciência de dados do consumidor, no final de 2021. De acordo com o estudo, o consumo em lojas físicas voltou a crescer e já representa 60% do total, enquanto o digital responde pelos 40% restantes.

Apesar desse cenário, isso não significa uma queda para as empresas de e-commerce, e sim um equilíbrio entre os dois canais de venda. O momento é de recuperação para o setor, impulsionado pela volta da circulação de pessoas, já que a mesma pesquisa indica que dois terços dos brasileiros se acostumaram a comprar tanto de uma forma quanto da outra.

Além dos vários negócios que acabaram fechando as portas durante a pandemia, essa retomada do consumo presencial pode ter pego algumas empresas de surpresa, dificultando o processo de reorganização, e isso abriu espaço para expansão na atuação de outras.

Considerando que alguns setores foram mais afetados do que outros pela situação, Adriano Barbosa, sócio-fundador da Cine Couple, e-commerce que vende presentes e acessórios, conta que notaram uma carência entre lojistas na busca por fornecedores com bons produtos e preços. "Percebemos que os lojistas nos ramos de presentes estão órfãos de um bom atendimento e de mercadorias diferentes para colocar nas suas lojas", diz Barbosa.

A empresa, que confecciona e fabrica todos os seus produtos, analisou as novas necessidades, vontades e mudanças deste público e decidiu abrir uma nova frente de negócios dedicada especialmente ao atendimento de clientes B2B (do inglês business to business ou empresa para empresa, em tradução livre).

A ideia tem como foco suprir uma grande variedade de lojistas que atuam com lojas de presentes, docerias, floriculturas, papelaria, armarinhos, lojas de utilidades domésticas e afins. Segundo o sócio-fundador, o serviço deve contar com um catálogo diferenciado, preço de atacado e suporte para revendas, além de fornecer boas oportunidades nas formas de pagamento.

Esse processo de retomada da economia pode ser responsável por trazer novas tendências para o mercado B2B, assim como vem influenciando o modo de consumo do cliente final, e fazer com que estratégias pré-pandemia deixem de representar a melhor escolha.

Um modelo híbrido e mais equilibrado entre os dois canais de vendas, com atendimento on-line especializado e serviços automatizados, pode ser uma opção para empresas interessadas em atender as demandas do cliente corporativo e empreender nessa área.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto