Logo
Imprimir esta página

"Hablas español" Ter um segundo idioma amplia as chances no mercado de trabalho

Alex e família na Plaza de España en Sevilla_Arquivo pessoal Alex e família na Plaza de España en Sevilla_Arquivo pessoal

Em um tempo em que a taxa de desemprego no Brasil está entre as piores do mundo, batendo 13,7% segundo levantamento da agência de classificação de risco Austin Rating, elaborado a partir das projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a economia global, investir em capacitação e no incremento do currículo faz toda a diferença na hora de buscar uma recolocação no mercado de trabalho. Se o primeiro passo para investir no currículo for na aprendizagem de um segundo idioma, as chances de sucesso são ainda maiores.

O mestre e doutorando em Modelagem Matemática Computacional Alex Sander de Oliveira Toledo, 53 anos, é um exemplo de quem aproveita as oportunidades que a vida lhe oferece por falar um segundo idioma. No caso dele, terceiro.

Alex é graduado em Ciências Militares e Segurança Pública e Sistemas de Informação. Fluente em inglês, Alex participava de um congresso no Uruguai em 2018, quando recebeu um convite para estudar na Universitat Politècnica da Catalunya (UPC). Ele então decidiu aproveitar a oportunidade e logo matriculou-se com sua família num curso de espanhol no Instituto Cervantes. “Procurei referências e a escola foi a melhor que recebi. O Instituto Cervantes, com toda sua expertise de um órgão oficial da Espanha, e o professor Manuel foram um diferencial para o aprendizado de minha família e na preparação de todos para esse desafio em outro país”, conta.

Alex mora com a esposa e dois filhos na cidade de Barcelona desde dezembro de 2021. “Recebi cinco convites para estudar no exterior, escolhi Barcelona pela localização, charme e por ser uma cidade muito alegre e festiva. Não nos decepcionamos, Barcelona é a melhor cidade que já conheci. Uma cidade viva e alegre, com um transporte público espetacular, um sistema de saúde excelente. E ainda com um povo muito agradável e que tão bem nos recebeu”, acrescenta.

Enquanto estuda doutorado na UPC, Alex aproveita a cidade, da qual destaca os monumentos, as construções góticas e modernistas. “Viver no moderno e ao mesmo tempo no antigo. Aqui temos duas Barcelonas, a Barcelona dos turistas, que é a Barcelona de Gaudi, e a Barcelona Secreta, que só quem vive aqui conhece. Hoje, conheço Barcelona melhor que Belo Horizonte. Adoro estar perto das montanhas e ao mesmo tempo do lado da praia”, destaca.

A nova visão de mundo, as experiências e a fluência em mais de um idioma já renderam muitas oportunidades a Alex. Ele conta que já recebeu diversos convites para trabalhar. “Mas ainda não é a hora. Volto para o Brasil, pois tenho que organizar minha vida. Tenho outra filha que está quase se formando em medicina. No entanto, pretendo em um futuro próximo mudar definitivamente para Barcelona”, conta.

Enquanto isso, ele aproveita as oportunidades. “Saber falar o espanhol, que aqui só dizem ‘Castellano’, foi um diferencial na Universidade. A maioria dos estrangeiros só fala o inglês. Saber o espanhol abriu muitas portas rapidamente. Facilitou o relacionamento com professores e colegas. Também foi muito importante na escola dos meus filhos, apesar de ser uma escola bilíngue (inglês e espanhol). Isso fez com que fossem aceitos muito rápido no convívio com os colegas”, afirma.

“Saber falar o espanhol é e será um grande diferencial. Na minha área de atuação (computação) ser fluente em outra língua que não o inglês já é uma necessidade. O maior ganho foi a oportunidade de estudar em uma Universidade reconhecida mundialmente”, finaliza.

O Instituto Cervantes de Belo Horizonte é o órgão oficial do governo da Espanha, e possui cursos presenciais e on-line em vários níveis de língua espanhola. Saiba mais em https://belohorizonte.cervantes.es/br/default.shtm


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto