Modelo híbrido será dominante nas relações de trabalho da próxima década
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Raphael Fernandes
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Especialista em Direito do Trabalho, Eduardo Tambelini Brasileiro aponta que mudanças tecnológicas criaram nova categoria trabalhista com características híbridas de funcionários registrados e prestadores de serviços
Qual será o futuro das relações de trabalho com o avanço da tecnologia e a oferta cada vez maior de serviços por meio de aplicativos? Juristas, gestores, empresários, trabalhadores e interessados no tema encontram uma análise aprofundada em Quarta Revolução Industrial e Direito do Trabalho, lançamento da Editora Almedina Brasil.
Na obra, o Doutor e Mestre em Direito Político e Econômico Eduardo Tambelini Brasileiro aponta um novo modelo de trabalho híbrido entre autônomo e empregado: o trabalhador coordenado de forma digital. Esta nova classificação requer regulamentação jurídica própria, para que seja possível garantir o direito da dignidade da pessoa humana e os direitos sociais.
A obra apresenta um panorama sobre como as futuras relações de trabalho poderão ser reguladas em tempos de home office, reuniões por videoconferência, relatórios por e-mail e mensagens por aplicativos.
Tambelini analisa ainda as mudanças de trabalho impulsionadas pela pandemia de COVID-19 e discute os efeitos das novidades tecnológicas nas relações sociais e trabalhistas. Dentre elas, destacam-se a inteligência artificial, robótica, biotecnologia, a internet das coisas, impressão em 3D, ciência dos materiais, nanotecnologia, veículos autônomos e outras.
Nos próximos anos, diversas profissões deixarão de existir, muitas outras vão surgir e as relações entre empregados e patrões mudarão completamente. Nesta obra, o autor mostra como essas transformações demandam adaptações na legislação trabalhista vigente e incita a busca por novas formas de proteger os direitos de trabalhadores e empregadores.
---
Ficha técnica
Livro: Quarta Revolução Industrial e Direito do Trabalho
Autora: Eduardo Tambelini Brasileiro
Editora: Almedina Brasil
ISBN: 9786556275635
Páginas: 258
Formato: 16x23x1,2
Preço: R$ 169,00
Onde encontrar: Almedina Brasil, Amazon
Sinopse
A obra tem como objeto analisar a Quarta Revolução Industrial e seus reflexos nas relações de trabalho, à luz do ordenamento jurídico brasileiro. Nesse contexto, busca contribuir de forma original com uma resposta ao seguinte problema: qual o modelo de proteção jurídico-social adequado para acolher o expressivo avanço tecnológico e, ao mesmo tempo, garantir a proteção do trabalhador e dos empresários que precisam se adaptar a essa nova realidade? Para responder a essa indagação surge o desafio de se repensar o Direito e suas categorias clássicas de relação de trabalho, de forma a incluir o gênero tertius do trabalhador coordenado digital. A obra propõe-se a observar esse novo trabalhador, fruto da Quarta Revolução Industrial, e conferir a ele uma regulamentação jurídica própria, com proteção adequada, apta a garantir o direito da dignidade da pessoa humana e os direitos sociais.
Sobre o autor
Eduardo Tambelini Brasileiro, Doutor e Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Pós-Graduado lato sensu em Direito Público e Privado pela Faculdade Damásio de Jesus e graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pesquisador em Direito e Políticas Públicas, consultor jurídico, parecerista e advogado.
Sobre a editora
Fundada em 1955, em Coimbra, a Almedina orgulha-se de publicar obras que contribuem para o pensamento crítico e a reflexão. Líder em edições jurídicas em Portugal, a editora publica títulos de Filosofia, Administração, Economia, Ciências Sociais e Humanas, Educação e Literatura. Em seu compromisso com a difusão do conhecimento, ela expande suas fronteiras além-mar e hoje traz ao público brasileiro livros sobre temas atuais, em sintonia com as necessidades de uma sociedade em constante mutação.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>