Logo
Imprimir esta página

Letra de Risco de Seguro (LRS): Entenda o que muda para o Corretor

pixabay pixabay

O Plenário do Senado aprovou, na última quarta-feira (6), o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 15/2022, originário da Medida Provisória (MP) 1.103/2022, que estabelece um marco regulatório das companhias securitizadoras e cria a Letra de Risco de Seguro (LRS). Em entrevista ao Cqcs, Rodrigo Botti, Sócio One Investment Partner, explicou o que muda para o Corretor de Seguros.

Inicialmente, Botti pontuou que a LRS é um instrumento financeiro onde o investidor tem exposição a um risco de (re)seguro e por outro lado, a seguradora (ou ressegurador) consegue transferir parte de seus riscos diretamente ao mercado de capitais. No exterior este tipo de instrumento é conhecido com Insurance Linked Security (ILS).

Para os Corretores de Seguros, Rodrigo acredita que que este novo mercado será uma excepcional oportunidade. “Hoje os riscos de resseguro são, em grande parte, transferidos para a Europa, Bermudas e alguma parte para Inglaterra. Dada a distância do Brasil, Corretores globais tem natural vantagem sobre corretores brasileiros. Segundo ele, com este projeto, uma parte maior dos riscos de (re)seguros serão colocados com investidores brasileiros. Neste caso, os corretores locais teriam vantagem. “Estes terão que aprender a “falar” com fundos de investimento, mas estariam conversando sobre seguros, área que dominam como ninguém”, explicou.

Segundo ele, o impacto da Medida Provisória é muito positiva em várias dimensões. “Entre outros efeitos, ela fortalecerá o mercado de seguros e o mercado de capitais brasileiro, fomentará iniciativas de proteção aos mais diversos riscos, incluindo mas não se limitando a riscos de catástrofes e riscos agrícolas, e fomentará demanda por títulos públicos”.

Rodrigo ainda explicou que, como comparação, este mercado existe no exterior a cerca de 30 anos, crescendo a ritmos anuais acima de 10% e hoje já equivale a cerca de 30% do mercado de resseguros tradicionais, sedo que alguns analistas estimam que possa chegar a pelo menos 60% do tamanho do mercado de resseguros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto