Gestão de estoque: como pode auxiliar seu negócio
Ter uma gestão eficiente de estoque é tão relevante que pode significar a diferença entre o lucro e o prejuízo de um empreendimento, pois impacta o negócio de diversas maneiras. O estoque pode ser um dos indicadores de desempenho mais importantes de uma empresa, porque estoque equilibrado significa controlar a entrada, entender os ciclos das mercadorias e ajustar o prazo de pagamento dos fornecedores com os pagamentos dos clientes, por exemplo.
Administrar o estoque é também o primeiro passo para auxiliar as equipes de vendas a melhorarem seus números, pois, somente depois de classificado o que existe para pronta-entrega e o que está por ser entregue pelos fornecedores, é que se consegue traçar um mapa e planificar o que pode ser comercializado.
Para exemplificar, vamos analisar o caso de uma distribuidora que conta com uma equipe de cinco vendedores na rua. A gestão de estoque, nesse caso, garante que os vendedores saibam o que podem vender para que não vendam o mesmo produto em duplicidade. Ao mesmo tempo, uma visão clara do estoque pode resultar numa campanha de incentivo de venda para produtos parados.
De acordo com Wendel Ferreira, gerente de produto da IOB, uma dica para que a venda duplicada não aconteça, ou até mesmo a venda além do que há em estoque, é dividir os produtos por cotas entre os vendedores. “Coloque 10 produtos para cada um da equipe vender. Existem alguns sistemas que fazem isso e podem auxiliar no dia a dia e ainda proteger o negócio do estoque negativo”, afirma Ferreira.
Outro cuidado que o especialista da IOB aponta é para os casos nos quais a mercadoria não é entregue diretamente para o cliente, mas, sim, deixada por conta do fornecedor. “Se não estiver sintonizado com o fornecedor sobre quantidades, entrega e logística, a possibilidade de ter problemas aumenta”, alerta.
Wendel Ferreira também destaca que é negativo para a empresa quando o cliente compra e o fornecedor não entrega porque não fabricou a tempo. “Isso compromete a imagem e a credibilidade do seu negócio. É uma bola de neve que só quem tem a perder é você”, conclui.
Nesse sentido, a melhor alternativa é alinhar o ciclo do estoque. Isso significa que é preciso ordenar toda a trajetória, tendo início na conversa com o fornecedor e passando por todo processo de venda. Logo, a comunicação entre todas as partes envolvidas no processo é fundamental.
O prazo final da venda ao cliente está diretamente ligado com a negociação que se mantém com o fornecedor. Inclusive, quanto mais sua empresa vende, maior será o desconto que se pode obter junto ao fornecedor. A melhor forma de controlar o estoque, conforme o especialista da IOB, é contar com um sistema de gestão.
IOB. Poder para transformar
A IOB é uma smart tech que reúne o melhor de dois mundos: conhecimento e tecnologia. Um universo de possibilidades construído por mais de 1 mil colaboradores, que potencializam o dia a dia de mais de 130 mil micro, pequenas, médias e grandes empresas e escritórios de contabilidade. Referência nas áreas fiscal, contábil, tributária, trabalhista, previdenciária e jurídica, se destaca pela credibilidade e tradição aliadas com soluções tecnológicas, humanizadas e centradas no cliente. A marca também é dona do IOB 360, que empodera contadores por meio de experiências completas.
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