Desenvolve Vale volta de Portugal com conhecimento, boas ideias e oportunidades de negócios
Missão empresarial promovida pela Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil e parceiros passou por Lisboa, Cascais e Oeiras
Os conselheiros do Desenvolve Vale que participaram da missão empresarial promovida pela FCPCB (Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil), Atlantic Hub e No Gap Ventures em Portugal, na semana passada, voltaram da Europa com muito conhecimento, boas ideias e a possibilidade de oportunidades de negócios sustentáveis.
De 27 de junho a 1º de julho, o grupo visitou instituições governamentais, escritórios jurídicos, de planejamento urbano, coordenação de obras, empresas e centros de inovação e tecnologia – além da Copipi, um dos principais eventos imobiliários da Europa – para conhecer o ecossistema de Real Estate e Construtech português. Visitas técnicas, networking e negócios foram o foco da missão, formatada especialmente para o perfil dos empreendedores do Desenvolve Vale.
Para Nuno Rebelo de Sousa (presidente da Câmara Portuguesa de São Paulo e vice-presidente da FCPCB), que articulou a parceria com o Desenvolve Vale, a missão serviu para interagir com entidades públicas, conhecer programas de incentivo para atrair investidores e conversar com empresas privadas com oportunidades de negócios.
“Isso é importante para conhecer as condições que o país oferece e traçar uma estratégia de internacionalização ou investimentos em Portugal. O foco foi no Real Estate e setor imobiliário, área muito forte de investimento para os empresários do Desenvolve Vale, e na tecnologia, uma vez que Portugal tem um dos melhores ecossistemas da Europa, sobretudo na área de startups, com 3.500 empresas, 80% delas estrangeiras. Só estamos atrás de Berlim e Londres”, destaca.
Para ele, outros segmentos que se destacam no Vale do Paraíba e no Brasil também podem encontrar boas oportunidades em Portugal, como aeronáutica, agrotech, fintech, saúde, educação, têxtil e calçados. “As franquias também são pouco exploradas, vemos poucas marcas brasileiras no exterior. O câmbio atual oferece boas perspectivas para as empresas brasileiras se internacionalizarem. Portugal pode ser apenas um começo para a entrada em toda a Europa e norte da África”, afirma.
Segundo ele, a parceria entre FCPCB e Desenvolve Vale está apenas começando. “Vamos continuar em contato, acompanhando os empresários e seus possíveis investimentos, dando apoio e oferecendo a nossa estrutura em Portugal, assim como acesso aos órgãos e programas para auxiliar os empreendedores”, diz.
Para Kiko Sawaya, coordenador do Desenvolve Vale, a missão superou as expectativas e proporcionou perspectivas de crescimento para as empresas da RMVale.
“Tivemos uma excelente recepção e pudemos saber mais sobre as condições para negócios em Portugal, além do contato com iniciativas inovadoras, que podem inspirar ações na RMVale. Também mostramos um pouco do que temos a oferecer em termos de tecnologia e know-how, para que o intercâmbio possa ser mais efetivo. Foi um primeiro passo importante para avaliar investimentos e parcerias”, comenta.
Sobre o Desenvolve Vale
O Desenvolve Vale é uma plataforma de negócios voltada ao desenvolvimento sustentável da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Tem como conselheiros algumas das principais lideranças empresariais com atuação na região, dos mais variados setores, que colaboram na organização e execução de uma agenda voltada aos interesses econômicos da comunidade valeparaibana. O Desenvolve Vale tem como missão promover relações empresariais e valorizar a importância dos setores produtivo, industrial e de serviços no desenvolvimento sustentável das cidades, sempre defendendo a ética, os princípios democráticos e a eficiência na gestão pública e privada. O Desenvolve Vale é coordenado por Kiko Sawaya.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>