Logo
Imprimir esta página

Comércio Exterior: os caminhos para realizar negócios sem fronteiras

Comércio exterior é responsável por todas as etapas da compra e venda de produtos entre diferentes países e possui grande importância no PIB

Buscar novos horizontes e internacionalizar um produto ou serviço pode ser algumas das metas de quem busca empreender com sucesso e conquistar cada vez mais espaço. Para iniciar no mercado internacional de exportações ou importações, é preciso ter um grande ponto de atenção e se preparar para atender aos padrões internacionais.

“Não é possível falar de globalização sem a existência do comércio exterior. Ele é necessário para a economia global, para expandir os mercados internacionais, trazendo acesso a novos produtos, buscando maior competitividade e fortalecendo a economia dos países”, explica o especialista em logística Luís Felipe Campos, que possui experiência no setor internacional principalmente no trade Europa-América Latina.

A comercialização de produtos ou serviços entre diferentes países é a marca de um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, que tem o comércio exterior no papel principal. Ele é essencial para expandir os negócios, cruzar fronteiras e facilitar tarefas que, a princípio, podem parecer complicadas.

“O comércio exterior é responsável por todas as etapas da compra e venda de produtos entre diferentes países, passando pelo transporte e planejamento. É ele que possibilita um país vender o seu produto excedente para outro que não tem a mesma capacidade produtiva. Dessa forma, ambos os lados têm ganhos”, afirma o especialista.

Vale destacar também que o comércio exterior possui grande importância no Produto Interno Bruto (PIB), indicador que avalia a atividade econômica de um país e o nível de riqueza dele. O PIB está relacionado à balança comercial que se refere à diferença entre as exportações e as importações realizadas. O crescimento do PIB será maior se houver mais exportações do que importações.

O período da pandemia influenciou nas atividades de comércio exterior desde lockdowns até a falta de containers em algumas localidades. Independentemente do setor da economia, do porte das empresas e até mesmo do tamanho do país e de sua economia, o fato é que os efeitos e seus reflexos irão continuar impactando o setor logístico por um certo período.

“A inflação mundial em alta, a disputa da Rússia com a Ucrânia e a pandemia recente afetam diretamente a logística em todos os setores. Com os juros atrativos, a tendência da moeda nacional é se fortalecer com investimento de capital estrangeiro, o que pode acarretar em um aumento das importações. A expectativa é que haja um aumento dos custos logísticos, causado pelo aumento do combustível globalmente e devido ao aumento da demanda de importação”, explica Luís Felipe Campos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto