Logo
Imprimir esta página

Sete dicas de gestão para reter e cativar os clientes

Com as empresas oferecendo diversos produtos, serviços e vantagens é importante que mantenham as atenções voltadas para o cliente. O negócio que levar o consumidor em consideração pode largar na frente para gerar clientes recorrentes.

Mesmo que o varejista tenha a loja mais atraente, no melhor ponto comercial, ou até mesmo o maior e-commerce do país, de nada adianta caso o relacionamento com o consumidor deixe a desejar.

Por isso, a gestão de cliente se torna um ponto essencial para as empresas, pois ela ocorre ao longo de toda a jornada do mesmo, desde a chegada na loja até o pós-venda, quesito importante que, às vezes, deixado de lado.

Criar relacionamento com os consumidores é tão prioritário quanto o tíquete de compra. Atendimento e ofertas personalizadas são um diferencial para reter os clientes. Um outro ponto a ser observado são os consumidores que não estão totalmente fidelizados e podem ir para a concorrência. Com essas informações, é possível tomar providências.

As estratégias para trabalhar a gestão de clientes são diversas, por exemplo:

Definição qualitativa de metas: conhecer as intenções da empresa é fundamental para traçar os caminhos até o destino. Definir quais são os objetivos a partir de um parâmetro também é importante (por exemplo, conforme o desempenho dos últimos seis meses) e, a partir desse cenário, com dados que ajudem a tornar o plano plausível, criar as metas e mensurar os resultados posteriormente;

Segmentação dos clientes: por gênero, faixa etária, localidade – é fundamental criar grupos estratégicos de ação, pois para cada público a abordagem e o relacionamento mudam;

Qualidade na entrega: por mais que a carteira de clientes seja importante, números não substituem o bom atendimento. Consumidores satisfeitos não apenas retornam, como indicam para outras pessoas, o que reforça a importância do bom relacionamento.

Reativação de contatos: por mais que um consumidor tenha feito apenas uma compra na loja, ele continua sendo importante. A ideia é ativar estratégias para que ele volte a visitar o negócio e entender o porquê da evasão para a reconquista.

Conhecer o comportamento do consumidor: quanto mais informações sobre ele, melhor. Mais do que nunca, dados são insumos valiosos para qualquer tomada de decisão.

Tecnologia: nos dias atuais, deve ser aliada de qualquer negócio. As aplicações podem ser diversas como usar um sistema que organize a base de dados e facilite as estratégias. Outro exemplo são os softwares de envio de e-mail marketing, mobile marketing, que registra as interações do usuário no site, o abandono de carrinho.

Estar atento às sazonalidades: preparar com antecedência as campanhas. Dia das Mães, Namorados, Natal, são datas importantes para o comércio. Por isso, o negócio deve estudar ações para essas comemorações.

A gestão de clientes é uma estratégia valiosa para qualquer negócio. Todo consumidor gosta de ser bem atendido antes, durante e depois da compra. O foco é colocar o cliente no centro das decisões e traçar as estratégias para alcançar os resultados desejados.

*Por Clóvis Souza, CEO da Giuliana Flores


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto