Cinco tendências para melhores experiências no e-commerce em 2022
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Dino
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Cada vez mais empresas buscam se firmar no e-commerce ou, até mesmo, conquistar um espaço. Com a evolução do setor, tendências acabam por surgir com o objetivo de trazer mais novidades para a experiência do cliente antes, durante e depois da compra.
Comprar pela internet tem diversas vantagens, além da comodidade. O consumidor pode escolher, comparar os preços, analisar a forma de pagamento, receber em casa, no escritório ou onde for mais conveniente, e ainda pode devolver se não agradar. Não à toa, a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) estima que para este ano o segmento fature quase R$ 170 bilhões e tenha um aumento de 5% de novos compradores, passando de 79,8 milhões para 83,79 milhões.
Mas as compras virtuais vão além de dar um clique e receber em casa. Esse mercado também precisa inovar e se atualizar para atender, em volume e qualidade, às demandas dos consumidores. Por isso, é preciso estar atento para cinco tendências que irão deslanchar ainda mais o e-commerce neste ano:
Aplicativos próprios: de acordo com a Smart Insights, mais da metade de todo o tráfego na internet é feito por mobile (celulares, tablets) e deve crescer 25% até 2025. Cada marketplace ter seu app concentra o consumo e centraliza as etapas de compra, além de criar vínculo com o consumidor e, assim, conhecer melhor os hábitos de compra do público.
Live commerce: as lives foram amplamente difundidas durante os períodos de isolamento social, com artistas realizando apresentações de casa e mantendo a interação com os fãs. Para as vendas, não é diferente. Basta um representante da marca mostrar os produtos, suas funcionalidades e atributos, com um QR code o espectador aponta a câmera do celular e realiza a compra. Uma das vantagens é que essa prática se assemelha às vendas pessoais.
Fulfillment: o prazo de entrega e o valor do frete muitas vezes são determinantes no processo de decisão de compra. Muitos marketplaces estão investindo em fulfillment, que são pontos estratégicos onde os produtos estão armazenados, com o estoque imediato. O recebimento e a preparação dos pedidos, a emissão de nota fiscal, a entrega e o rastreio dos produtos são feitos com agilidade. Outra opção para poupar o frete e o tempo de recebimento é comprar pelo site e retirar na loja.
Voice commerce: assistentes virtuais como Alexa, Google e Cortana estão bastante difundidas, e até permitem que as pessoas comprem por comando de voz.
Experiências 3D: com a realidade virtual e aumentada, os varejistas conseguem ampliar o espectro de vendas. É possível experimentar roupas virtualmente, o que pode diminuir a taxa de devolução, uma vez que os consumidores têm mais contato com os produtos.
Os últimos dois anos foram positivos para as vendas online. Para este ano, a tendência é que o segmento continue a crescer. A demanda deve seguir em alta, e com isso haverá melhorias para atendê-la. Com tantas inovações, as compras virtuais tendem a ser uma alternativa mais aceita pelos consumidores.
*Por Giuliana Flores
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>