Logo
Imprimir esta página

Capital humano e a peça-chave na saúde das empresas

Foto de SHVETS production - Pexels Foto de SHVETS production - Pexels

Muito se tem falado sobre o novo papel da área de Recursos Humanos dentro das organizações de forma que possa contribuir efetivamente para o sucesso dentro da empresa. Para terem crescimento, ou seja, prosperar, as organizações dependem do desempenho humano. As pessoas, dessa forma, constituem fonte de vantagens competitivas, em virtude de seu valor, potencialidades e qualidades.

A atuação na área organizacional é a área em que, depois da clínica, absorve maior número de profissionais da área do desenvolvimento humano, sobretudo psicanalistas, coaches e psicólogos. Podemos observar que o seu crescimento ainda é lento. Muitas empresas ainda não contratam esses profissionais por não acharem importante ou por ser um impacto extra na folha de pagamento.

Apesar do aumento do número de psicanalistas, coaches e psicólogos na gestão de pessoas, a atuação deles tem sido alvo de questionamentos. Além disso, outros profissionais criticam as motivações dos psicanalistas, coaches e psicólogos que podem impactar no processo de trabalho. Isso revela um embate entre os resultados exigidos pelos diretores e o favorecimento da condição humana pontuado por estes profissionais nas organizações.

Atualmente existe uma concentração elevada de psicanalistas, coaches e psicólogos. Estes ficam restritos à atuação na área organizacional em atividades apenas de recrutamento e seleção. Contudo, existem muitas outras atividades que podem ser exercidas pelos psicanalistas, coaches e psicólogos na gestão de pessoas. As empresas estão buscando cada vez mais por eles nas organizações. Essa novidade tem sido objeto de frequente reflexão e discussão por parte dos gestores de pessoas.

As mais diversas áreas do desenvolvimento humano têm cada vez mais buscado entender o comportamento humano dentro do ambiente de trabalho.

A gestão de pessoas é caracterizada pela participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento do bem mais precioso de uma organização – o capital humano – que nada mais é do que as pessoas que a compõem mesmo diante de diferentes funções organizacionais.

Os psicanalistas, coaches e psicólogos são importantes nas organizações. Eles se importam com o bem-estar dos funcionários, a saúde e o estado físico e mental dos funcionários, e isso fortalece o capital humano. A ideia dos psicanalistas, coaches e psicólogos organizacionais é ajudar as pessoas a realizarem suas atividades, bem como as organizações alcançarem seus objetivos de diversas formas.

Esses profissionais recrutam e selecionam pessoas com mais eficiência de modo que encontrem a posição correta, desenvolvendo e munindo-as de conhecimento, habilidades e comportamento exigidos para a função, como também desenvolvem subsistemas como treinamentos e avaliação de desempenho e temas sobre qualidade de vida. Além disso, aplicando o conhecimento dos psicanalistas, coaches e psicólogos organizacionais e do trabalho, beneficia-se as organizações com maior lucratividade e diminuição de faltas de colaboradores e rotatividade, serviços de má qualidade e acidentes de trabalho.

Os psicanalistas, coaches e psicólogos nas organizações são tidos como uma ponta imprescindível que está para além da comunicação entre gestão, direção e funcionários, podendo ser entendida, percebida e considerada peça-chave para manutenção da saúde interna das empresas.


Renato Lisboa é neuropsicanalista, autor best seller 3 Segundos: Escolhas que transformam a vida, e vice-presidente da Abrapcoaching


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto