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5 dicas infalíveis para fazer mais negócios por meio de referências

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Bom, a essa altura já deve estar claro pra você a importância do marketing de referência. Vamos agora ver na prática como implementar algumas ações para aumentar as indicações.

1) PROGRAMA DE REFERÊNCIAS

Se o seu negócio é um varejo B2C – direto com o consumidor final – você pode criar um programa de referências on-line de duas formas:

a) Crie um cupom de desconto para seus clientes mais fiéis usarem em seu Instagram. Todas as pessoas que comprarem usando esse cupom online ganham um % de desconto e o cliente que indicou pode ganhar bônus, comissões, descontos…

b) Utilize um software de referência online. Faça remarketing nas redes sociais para seu público-alvo fundo de funil através de anúncios no Instagram. Você pode criar do zero seu programa de indicações ou utilizar um parceiro de tecnologia.

2) ADOTE UMA FILOSOFIA HUMANISTA

Pessoas compram de pessoas. Eu gosto de dizer que atrás do B, do B2B, sempre tem um C. Ou seja, mesmo que você esteja vendendo para outras empresas, é uma pessoa do outro lado que vai realizar a compra.

E o que o outro lado espera de você?

Honestidade;

Transparência;

Que você assuma os erros;

Que você corrija os erros;

Que você economize o tempo dele gerando valor.

3) APOIE SEUS CLIENTES

Na minha agência, a Bons de Briga, nós – com o perdão do trocadilho – compramos as brigas dos nossos clientes. Apoiamos os projetos sociais das suas marcas e contribuímos com nosso conhecimento e serviços em marketing digital.

Esse é apenas um tipo de ação que demonstra interesse verdadeiro na marca, empresa e causa do seu cliente. Para outras ações como essa eu recomendo que você leia o livro "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas", do Dale Carnegie.

4) OUÇA O QUE SEU CLIENTE TEM A DIZER

San Walton, fundador do Walmart dizia: "Eu sou o cliente que não volta mais". O pior tipo de cliente é aquele que não reclama quando está insatisfeito.

Você não tem uma segunda chance para resolver a situação. Ele simplesmente não volta mais. A maioria das pessoas não fornece um feedback sem um empurrãozinho. A recomendação aqui é você fazer uma pesquisa de NPS para avaliar se o cliente é um Detrator, Neutro ou Promotor.

Eu tenho um modelo pronto. Se você quiser, me envie um direct no meu Instagram que eu te envio. (@guilherme.diasg)

5) COLETE TESTEMUNHOS

Não pode ser forçado. Mas você sempre sabe quando o cliente está feliz.

Peça gentilmente que ele grave um vídeo para você postar nos stories do Instagram, mostrando a transformação após consumir seu produto ou serviço.

As pessoas adoram aparecer. Marque o @ deste cliente e provavelmente ele vai "repostar". Pronto, ele acabou de fazer uma referência do seu produto ou serviço para todos os seus 600, 1000, 3000 seguidores.

Agora é a hora de aproveitar o "megafone" que as redes sociais deram para seus clientes.

Quer saber mais sobre marketing na internet? Siga meu Instagram @guilherme.diasg e ative as notificações para não perder nenhum conteúdo.


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