Logo
Imprimir esta página

Interação de consumidores com programas de fidelidade cresce 35,4% em 2021, apura ABEMF

Número chegou a 22.4 milhões de transações no acumulado anual

Quantidade de pontos/milhas emitidos no período também foi maior do que ano anterior, superando, inclusive, 2019

O ano de 2021 terminou em crescimento e retorno aos níveis pré-pandemia para o mercado de fidelização. Foi o que constatou a ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização) com seus indicadores referentes ao último trimestre do ano. A soma anual das emissões e resgates de pontos/milhas, que mede o grau de interação dos clientes com os programas, chegou a 22.4 milhões de transações, representando um crescimento de 35,4% sobre 2020 e 9% diante de 2019.

Esse indicador teve um aumento também na comparação do 4T21 com os mesmos períodos de anos anteriores, 19,2% contra o 4T20 e 17,1% acima do 4T19.

Já o montante de pontos/milhas emitidos, ou seja, aqueles que os consumidores acumularam no último tri, chegou a 97,1 bilhões, um aumento de 42,7% na comparação com o mesmo período de 2020. No ano, o crescimento foi de 32,9% sobre 2020 e 2,1% na comparação com 2019.

Quando se trata do número de pontos/milhas resgatados, aqueles que os clientes trocaram por benefícios, o quarto tri de 2021 alcançou a marca de 83,5 bilhões. Se comparado ao 4T20, o crescimento foi de 59,7%, e na comparação anual, o aumento foi de 54,2%. Frente ao período anterior à pandemia do coronavírus, em 2019, a alta foi de 1,1%.

“Até em relação ao faturamento bruto das companhias associadas à ABEMF os números mostram que a curva crescente do setor se concretizou. No 4T21, o valor foi de R$ 1,9 bilhão, sobre o mesmo período de 2020 vemos um aumento de 24,8%, e na comparação com o 4T19, continuamos nos dois dígitos, com crescimento de 10,2%. No ano de 2021, houve alta de 13,2%”, explica o presidente da associação, Emerson Moreira.

Outro indicador que teve aumento foi o número de cadastros nos programas de fidelidade, que chegou ao fim de 2021 registrando 180,5 milhões, 11,7% a mais do que no mesmo período de 2020. Lembrando que estes não são registros únicos, pois um participante pode ter cadastro em mais de um programa.

A ABEMF também afere a origem dos pontos/milhas emitidos, indicador que não apresentou variação significativa. 4,8% deles foram provenientes de passagens aéreas e 95,2% do Varejo, Indústria e Serviços. Quanto ao destino desses pontos/milhas, fatores como a retomada do Turismo, principalmente, por se tratar de um período de férias de fim de ano, mostraram efeitos. As passagens aéreas corresponderam a 82,5% do saldo resgatado no quarto tri do ano, e 17,5% dos participantes optaram pela troca por produtos como itens para casa, descontos, cashback, serviços e outras vantagens. “Desta forma, os números ficaram em patamares muito semelhantes aos vistos antes da pandemia”, explica Emerson Moreira.

Já a taxa de breakage que mede o percentual de pontos/milhas que venceram no período, ficou em 15,6%, seguindo a média dos resultados anteriores. Importante ressaltar que o percentual não é calculado em cima dos pontos/milhas emitidos no trimestre, mas sim numa média dos últimos 12 meses.

Sobre ABEMF

A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização nasceu em 2014 com o objetivo de debater questões institucionais e regulatórias do setor, representar os interesses de empresas e profissionais, além de fomentar ações para o fortalecimento e aperfeiçoamento contínuo do mercado brasileiro de fidelização.

Fazem parte da entidade nove das maiores companhias do segmento no país: Dotz, Elo, Juntos Somos Mais, Latam, Mastercard, Orbia, Smiles, Stix e Vertem. Entre as atividades desenvolvidas pela ABEMF estão a divulgação de dados do setor, obtidos por meio de estudos e pesquisas, e a busca por incentivos que beneficiem o mercado e seus associados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto