Plataforma de gestão do trabalho híbrido registra mais acessos no primeiro trimestre de 2022 do que em todo o ano passado
Os últimos três meses somaram quase um milhão de visitas à Deskbee, indicando uma maior aderência ao modelo híbrido com a flexibilização das regras de prevenção à covid-19
Nos três primeiros meses de 2022, a plataforma de gestão do workplace Deskbee - antes conhecida como Desko - somou quase um milhão de acessos, número que supera o total de visitas registradas ao longo de todo o ano de 2021: os usuários acessaram a ferramenta mais de 920 mil vezes em janeiro, fevereiro e março, contra as 790 mil visitas realizadas no ano passado. Só em março, foram registradas quase 590 mil visitas; e o mês também contou com o recorde de reservas de estações de trabalho (296.610 no total) no último semestre. O mês de abril já conta com mais de 220 mil acessos, fazendo a soma dos quatro primeiros meses do ano passar de um milhão.
Os números refletem não apenas o bom momento da Deskbee, startup brasileira especializada em gestão do trabalho híbrido, mas também, e principalmente, a maior adoção do modelo, impulsionada pelo avanço da vacinação contra a covid-19 e pela flexibilização das regras de prevenção à doença em grande parte dos estados brasileiros. "Muitas empresas aproveitaram 2021 para contratar a Deskbee e preparar o retorno aos escritórios com tempo, enquanto as vacinas ainda não estavam disponíveis para a maior parte das pessoas", comenta Flahane Roza, Coordenadora de Marketing da startup. "Agora os gestores e funcionários dessas companhias estão se sentindo seguros para de fato fazer uso da plataforma e adotar definitivamente o modelo de trabalho híbrido."
É claro que a diminuição no número de casos e de mortes por coronavírus não significa que a pandemia acabou - e o retorno ao escritório deve ser feito com atenção e cuidados. "Justamente por isso, é preciso planejar cada etapa da migração para o modelo híbrido, e pensar na segurança dos colaboradores como prioridade", diz Mário Verdi, CEO da Deskbee. "Organizar com inteligência a ida dos funcionários à empresa, levando em conta quem de fato precisa trabalhar presencialmente a cada momento e onde e como cada pessoa vai desempenhar suas funções, evita que elas passem o dia trabalhando aglomeradas na mesma sala, por exemplo. E evitar aglomerações é uma das principais diretrizes na prevenção da covid-19 e de outras doenças contagiosas."
A Deskbee é uma plataforma multifunção para gestão do workplace: por meio da solução, é possível fazer reserva de estações de trabalho, salas de reunião, lockers e vagas de estacionamento no escritório físico, fazendo um controle em tempo real da ocupação do espaço. A tecnologia também permite integrar as salas a eventos do Outlook ou do Google, fazer check-in via QR Code, solicitar serviços, e gerenciar convites para pessoas de fora da organização. A plataforma é totalmente personalizável, reproduzindo no ambiente virtual a planta do espaço físico de cada cliente; e permite acesso por mobile ou desktop.
Embora tenha registrado crescimento de 700% em 2021, ao conquistar mais de 200 novos clientes (que incluem de empresas de tecnologia a segmentos mais tradicionais, como bancos, indústria e advocacia), a Deskbee agora tem visto aumentarem na plataforma os números de acessos e reservas diárias. Ou seja, o que mais cresceu no primeiro trimestre de 2022 foi o efetivo uso da ferramenta para a gestão do modelo de trabalho híbrido - que, em 2021, ameaçado pelos números ainda altos dos casos de covid-19, talvez tenha ficado mais nos planos do que na prática.
"Ao longo desse período, o retorno ao modelo exclusivamente presencial se tornou impensável para muitas empresas e colaboradores", afirma Fernando Gorguet, Head de Global Sales da Deskbee. "Para as empresas, a principal vantagem, é claro, foi a redução de custos. Mas os executivos também perceberam outras vantagens do trabalho remoto, como a possibilidade de contratar colaboradores que morem em outras regiões geográficas. Já os funcionários se habituaram à maior flexibilidade, a almoçar com a família todos os dias, a não precisar gastar horas diárias presos no trânsito das grandes cidades. Frequentar o escritório em determinados dias da semana, porém, é visto como importante na manutenção da integração entre os colaboradores, da cultura da empresa, e até mesmo como fator contribuinte no estímulo da criatividade e produtividade."
Outro ponto fundamental do modelo de trabalho híbrido é a promoção da equidade: nem todas as pessoas têm, em casa, ferramentas totalmente adequadas à realização de suas funções (como ergonomia, boa conexão de internet, ou mesmo ambientes que favoreçam a concentração e o foco). É essencial que o escritório forneça esses recursos e esteja preparado para receber, em qualquer dia da semana, os funcionários que precisem da estrutura física da empresa para realizar seu trabalho.
"A ferramenta será muito importante para o dia a dia de todos os nossos colaboradores, e principalmente para a área de facilities", comenta Ricardo Coelho, coordenador de facility management da construtora e incorporadora Cyrela, que iniciou a implantação da Deskbee no último mês. "Em uma única plataforma vamos gerir e otimizar o uso de todas as nossas ocupações em São Paulo neste cenário pós-pandemia."
Sobre a Deskbee
Deskbee é o novo nome da Desko: ganhando cada vez mais projeção internacional, a plataforma brasileira líder em gestão do workplace assumiu o desafio de entrar no mercado norte-americano ainda no primeiro semestre de 2022 - e, com isso, viu uma oportunidade de reposicionamento por meio da nova marca. A Deskbee já atende cerca de mil escritórios em países como Argentina, Chile, México, Portugal, Inglaterra, Espanha, Japão, Polônia e Alemanha, além dos Estados Unidos. A expansão internacional é incentivada por um investimento-anjo de R$ 2,5 milhões liderado pela Mercosul Ventures, corporate venture sediada em Seattle e focada em potencializar negócios inovadores na América Latina.
A startup chamou atenção do mercado norte-americano ao registrar um crescimento de 700% em 2021: com apenas dois anos de operação, a Deskbee já atende quase 300 marcas, incluindo empresas globais como WarnerMedia, Heineken, Accor, Renault, Deutsche Bank, BRF, BIC, Raízen, e XP Inc. A plataforma também conquistou vários dos unicórnios brasileiros, como Nubank, iFood, Loggi, Creditas, Quinto Andar, Linx, Stone, e Loft.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>