3 dicas inspiradas no BBB para um marketplace vender mais
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Luiz Marques
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Da descrição dos produtos a ações de engajamento, especialista comenta estratégias de grandes marcas no reality que podem ser aplicadas para alavancar resultados no e-commerce
O Big Brother Brasil tem sido uma boa vitrine para grandes marcas exporem seus produtos. O engajamento do programa é alto e nesta edição bateu recorde de patrocinadores, entre eles, Americanas, Picpay, Avon e McDonald's, gerando um faturamento de R$700 milhões. E as estratégias usadas pelas grandes marcas dentro do reality dão boas lições sobre como um marketplace pode vender mais.
“Inspiração para vender vem de diversas formas. É preciso sempre repensar as estratégias e identificar quais delas melhor se aplicam ao negócio. Dentro de um reality, temos muitos exemplos bem sucedidos e vale a pena observar como as grandes marcas se posicionam, desde suas ações maiores de divulgação, até os pequenos cuidados que adotam na forma de expor seus produtos e serviços no programa”, afirma Alexandre Nogueira, CEO da Universidade Marketplaces, plataforma especializada em cursos para marketplaces.
O CEO lista três dicas inspiradas no BBB para vender mais:
1- Descrição do produto
No BBB, quando o anunciante apresenta um produto, costuma usar boas imagens, título curto e descrição objetiva, apontando vantagens e diferenciais do item. Dentro do marketplace, é fundamental ter o mesmo cuidado com as fotos - elas devem ter boa qualidade e mostrar o produto em diferentes ângulos - e com os títulos, já que eles facilitam a pesquisa do consumidor em sistemas de busca. A descrição, assim como no BBB, deve destacar vantagens e diferenciais do produto, mas, no marketplace, ela pode vir mais detalhada.
“Quanto melhor a descrição, mais segura a compra do consumidor. É muito importante que ela seja clara e fiel à realidade. A satisfação com a compra está diretamente relacionada a isso, já que, se a descrição for condizente com a realidade, as chances do cliente se decepcionar com o produto reduzem bastante”, orienta Nogueira.
2 - Cupons de desconto
Os anunciantes do BBB usam e abusam de cupons de desconto em suas ações no programa. A Americanas, por exemplo, já patrocinou prova de imunidade, de liderança, festas, entre outras dinâmicas, e, em cada uma dessas ações, disponibilizou QRCodes ou códigos de cupons de desconto para o público, válidos por prazo determinado, aproveitando ainda para divulgar sua variedade de produtos e a praticidade do seu aplicativo. A cada ação dessa, dispara a procura pelos termos Lojas Americanas nos sites de busca e também as vendas dos produtos que são alvo da estratégia.
Fora do reality, os cupons também alavancam os negócios, tendo gerado mais de R$ 10 bilhões em vendas para o e-commerce brasileiro em 2021, segundo levantamento da Cuponomia. “Assim como fazem os grandes anunciantes no BBB, os marketplaces podem trabalhar com cupons atrativos e condicionar seu uso a um prazo limitado, que crie senso de urgência no consumidor. Os cupons também podem ser oferecidos para usos específicos, como primeira compra ou datas sazonais, e são um bom recurso para estimular as vendas de produtos parados em estoque ou para incentivar clientes que deixaram compras não finalizadas na plataforma”, sugere o executivo.
3 - Identificação e engajamento
Os brothers influenciam o público e as grandes lojas sabem como usar isso a seu favor. A C&A, por exemplo, cede as roupas que os confinados usam nas festas e eles escolhem as peças diretamente na loja virtual da marca, apresentada em uma tela grande, para que o público perceba a facilidade de se comprar na plataforma. Além disso, as peças escolhidas são entregues na casa em até três horas e a marca anuncia que o cliente tem a opção de retirar a compra em curto prazo diretamente nas lojas físicas.
“Em uma única ação, a loja demonstra que é omnichannel, que tem um aplicativo prático de ser usado e que garante agilidade na entrega – os próprios confinados repercutem essa rapidez entre si. Marketplaces também podem planejar estratégias com influenciadores em redes sociais ou outras ações que despertem identificação no público e o faça se sentir parte da experiência. São táticas que trazem engajamento, atraem novos seguidores de forma orgânica, estimulam mais interações e, consequentemente, aumentam o faturamento com vendas”, finaliza Nogueira.
Sobre a Universidade Marketplaces
A Universidade Marketplaces é uma Plataforma especializada em cursos para marketplaces e tudo que permeia o mundo do e-commerce. Criado em 2018 pelo CEO Alexandre Nogueira, a Universidade Marketplaces oferece capacitação às pessoas em relação ao uso correto das ferramentas e desenvolve estratégias que auxiliam os melhores resultados nas vendas online. A plataforma possui mais de 450 alunos e sua metodologia já foi aplicada em mais de 90 tipos de negócios diferentes. Seu time de mentores é credenciado pelo Mercado Livre e parceiros referentes ao mercado de comércio digital.
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