Logo
Imprimir esta página

Entenda as mudanças de consumo ocasionadas pela pandemia

Confira o artigo escrito por Marília Gersely, Head de Planejamento e Criação da MCM Brand Experience

Nos últimos anos, foram necessárias muitas mudanças. Assim como dizem os grandes poetas, as mudanças vêm de dentro, principalmente na maneira de pensar, falar, agir e, até mesmo, consumir. De fato, as incertezas influenciaram as tomadas de decisões, gerando uma transformação significativa na forma como nos relacionamos com nossos princípios e ideias, fazendo com que um novo perfil de relação entre consumidor e marca fosse criado.

O consumo consciente vem ganhando espaço. Muito em função da necessidade, se destaca uma mudança de comportamento baseada na consciência financeira e comportamental, além daquela que vem há um tempo sendo a prioridade de um consumo correto: a consciência ambiental.

A tecnologia também se mostrou como um trunfo quando falamos em tendências de consumo. A inovação tecnológica se tornou fundamental a partir de uma impossibilidade de ir até o local e, por vezes, se aliou à praticidade de não precisar sair de casa para vivenciar uma experiência aproximada a do presencial. Dessa forma, as marcas tiveram que correr com a digitalização, oferecendo não somente a possibilidade de compra, mas a união com um consumo mais consciente.

Segundo uma pesquisa realizada pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o e-commerce no Brasil cresceu 56,8% no faturamento nos cinco primeiros meses de 2020, comparado com 2019 no mesmo período. Além disso, 70% dos brasileiros aumentaram seus gastos com compras online durante a pandemia, segundo a pesquisa “O comportamento e a relação de consumo online do brasileiro durante a pandemia”, realizada em junho de 2021, pela consultoria MOB INC.

Essa nova mudança comportamental fica clara ao traçarmos o novo perfil do consumidor. O forte aumento das compras online faz com que as marcas tenham que se expor muito mais, pois esse novo consumidor exige não mais apenas a qualidade final do produto, mas também o compromisso da empresa com princípios mais sustentáveis, inclusivos e igualitários.

Por outro lado, as empresas precisam se enquadrar nessa nova forma de consumo. Será preciso entender de fato quem é o consumidor e trazer as melhores soluções para que ele possa aplicar em sua vida. Assim como a necessidade de proporcionar experiências diferentes, pois cada indivíduo possui a necessidade de uma experiência personalizada, cabe ao mercado estar atento para atender a todo tipo de situação.

No meu ponto de vista, a expectativa é que o mercado absorva todo e qualquer tipo de facilitador. As barreiras de consumo devem ficar cada vez menores e as inovações tecnológicas e experiências digitais estão aí para revolucionar a maneira como consumimos. O Metaverso, por exemplo, chegou para instigar essa reflexão. Até onde vai essa mudança comportamental? Até onde irá essa nova maneira de se relacionar? Ainda não sabemos e isso é assunto para outra hora.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto