Logo
Imprimir esta página

Perder vendas não é um problema. É um sintoma

pixabay pixabay

Ricardo Ricchini*

Vendas baixas são indícios de que existem falhas na empresa e identificar as doenças corporativas é o primeiro passo para corrigir o que pode estar impedindo as vendas de se concretizarem.

Normalmente, só descobrimos que estamos adoecidos por alguns sinais que o corpo nos dá. Por exemplo, febre, dores, manchas ou fadigas e outros menos perceptivos. Esses sinais não são de fato a doença em si, mas os sintomas, um alerta para que tomemos uma atitude de ir ao médico e verificar o que está errado.

Da mesma forma, dificuldades em fechar negócios são indícios de que a empresa tem algum problema em fases anteriores ou até mesmo problemas em várias fases no processo de venda ou, até mesmo, no pós-venda.

Crise interminável, cenário econômico ou político, concorrência desleal são fatores que “baixam a imunidade” das empresas, mas não são as doenças… Ou todas estariam enfermas.

A direção de uma empresa realmente envolvida e interessada na solução, ou se preferir chamar de "cura", tem que olhar para cada detalhe do processo, procurando a(s) causa(s) que estão prejudicando o fechamento de negócios.

Deixando de lado os departamentos administrativos e financeiros, que não são os temas deste artigo, podemos focar no marketing, no comercial e no operacional.

Marketing

Raramente o marketing e comercial andam de mãos dadas. No taoísmo das vendas, o Departamento de Marketing é Yin (passivo, observador, planejador), enquanto o Departamento de Vendas é Yang (ativo, prático, improvisador). Junte isso com o ego inflado de alguns profissionais e ninguém mais está trabalhando pela empresa, apenas por likes ou comissionamento. Essa é a doença do ego.

Comercial

Existem alguns recursos que trazem previsibilidade às vendas. Os dois mais famosos são o processo de vendas e o funil de vendas. Apesar de não ser fácil, vender é simples. Basta seguir o processo e desenvolver todas as etapas do funil, que a venda vai acontecer!

Mas se é tão simples, por que a maioria das empresas enfrentam dificuldades nos departamentos comerciais? Também é simples: porque sem um comportamento (de vendas) não conseguimos absorver os processos (de vendas).

Um departamento comercial estruturado, com gerência, vendedores e prospectadores, normalmente trabalha na busca implacável de uma meta. O que significa ser implacável? Implacável é aquilo que não se pode atenuar ou aliviar. Que não é capaz de perdoar ou desculpar, inclemente e inflexível.

Portanto, se a meta é a prioridade, as pessoas deixam de ser. Isso faz com que 95% das emoções relacionadas as vendas sejam negativas, já que para atingir a meta, os vendedores passam a mentir, manipular e prometer o que não podem somente para cumprir e atingir a meta. Essa é a doença do resultado imediato.

Operacional

Mesmo aqueles vendedores que apresentam alto desempenho não resistem aos problemas de entrega e de qualidade de produtos e serviços. Facilmente eles culpam outros departamentos e têm a autoestima abalada se o que não depende deles falha. A situação piora ainda mais se eles tiverem que omitir essas falhas para os clientes. Essa é a doença do “depois resolvemos”.

O cenário acima parece bastante ruim, mas normalmente uma simples pergunta é suficiente para o início da solução: “O que não estou fazendo pelo meu prospect que eu gostaria que fizessem por mim?"

Sabe por que essa pergunta resolve? Porque a resposta também é simples e imediata:

"Ah, mas não temos tempo agora, não temos recursos…".

E aí está a doença!

*Ricardo Ricchini é mentor de vendas para empresas. Especialista em auxiliar empresários a se conectar com seu público-alvo, utilizando inteligência emocional e neurociência. Após 36 anos empresariando, sendo que oito foram dedicados ao estudo do comportamento humano, desenvolveu uma metodologia que aumenta a autoestima e dissolve os obstáculos das negociações!


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto