Nova Medida Provisória regulamenta trabalho híbrido para trabalhadores CLT
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Beatriz Candido Di Paolo
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Regras sobre a jornada de trabalho e auxílio-alimentação também são impactadas
Nesta segunda-feira (28), o governo federal publicou a MP 1.108, que disciplina e organiza o trabalho híbrido para trabalhadores brasileiros contratados no regime da CLT.
No intuito de dar maior segurança jurídica aos empregadores e empregados que estabelecem esse tipo de modelo de trabalho (parte presencial e parte remoto) com o advento do home office, o documento publicado no Diário Oficial da União determina regras mais flexíveis para a realização do teletrabalho e facilita a adoção do trabalho híbrido entre as organizações brasileiras.
“Uma das questões mais latentes no mercado de trabalho atual é exatamente aquela sobre modelos de trabalho não-presenciais. Durante a pandemia, muitas empresas encontraram no trabalho remoto ou no modelo híbrido uma alternativa funcional e conveniente tanto para os funcionários quanto para a organização”, comenta Thomas Carlsen, COO e co-fundador da mywork, startup focada em controle de ponto online e gestão de departamento pessoal.
Tão latentes são as mudanças difundidas nos estilos de trabalho durante a pandemia que a MP 1.108 organiza não apenas a possibilidade de institucionalização do trabalho híbrido ou totalmente remoto nas empresas, como também determina que o auxílio-alimentação oferecido aos trabalhadores seja destinado exclusivamente para a aquisição de gêneros alimentícios comprados no comércio ou de refeições em restaurantes. Tal regra tem como objetivo impedir que o auxílio alimentação seja utilizado para o pagamento de produtos sem relação à alimentação do trabalhador.
“A jornada de trabalho dos funcionários que fazem home office também terá que ser controlada e essa é uma demanda que já sentimos crescer nos últimos dois anos”, conta Carlsen, “Muitos empregadores já tinham a preocupação em realizar o controle de jornada com sistemas de ponto online como uma forma de garantir o cumprimento correto dos horários de trabalho e o pagamento correto de horas extras. Esse processo evita problemas trabalhistas e a tendência, agora, é que essa prática seja cada vez mais comum”, afirma o executivo.
A MP 1.108 tem validade de 120 dias e pode ser prorrogada por mais 120 e o Congresso Federal deve votar a respeito do documento dentro do período.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>