Logo
Imprimir esta página

Quatro motivos para investir na estratégia de live commerce

Quatro motivos para investir na estratégia de live commerce

Raphael Mello*

A pandemia transformou diversos aspectos da rotina de consumo da sociedade. Um desses modelos emergentes - e que já virou aposta estratégica no mercado - é o live commerce, que consiste em vendas feitas por transmissões ao vivo na internet, com a participação de formadores de opinião ou empreendedores do ramo que mostram os produtos e interagem com o público.

O conceito surgiu na China, ainda em 2019, e tem ganhado destaque ao longo dos últimos anos. A modalidade é uma aposta benéfica para o cenário brasileiro, já que, de acordo com uma pesquisa do Google Trends, o interesse pelo tema teve crescimento de quase 37% nos últimos 3 anos.

A modalidade faz parte do que é chamado de CX omnichannel, ou seja, uma experiência ao cliente ainda mais personalizada e que tem mais chances de sucesso. Isso fica comprovado em uma pesquisa feita pelo Gartner, que apontou que 95% dos CEOs de varejo planejam aumentar investimentos em recursos digitais. E, para isso, é preciso contar com um diferencial.

O diferencial do live commerce é que, além de apresentar a mercadoria em uma transmissão em tempo real, oferece possibilidade de concluir a venda de maneira mais humanizada. Outra vantagem tanto para o consumidor quanto para o lojista é com relação à forma de pagamento, que fica diretamente integrada à live.

Abaixo, apresento quatro razões pelas quais o live commerce deve se tornar tendência no Brasil ainda neste ano:

1. Interação com público-alvo

O crescimento do uso das redes sociais foi alavancado pela pandemia, que fez com que o ambiente digital fosse fundamental para as interações. No setor varejista, isso não é diferente. A possibilidade de conversar, responder dúvidas, apresentar produtos e ampliar o alcance dos negócios é uma das vantagens do live commerce. Por meio da interação, os clientes podem indicar o perfil para outros amigos e seguidores, expandindo a atuação do comércio e permitindo que o engajamento orgânico também amplie a presença da marca.

2. Conversões em tempo real

Por meio da integração com as APIs necessárias, o consumidor pode conhecer o produto que tem interesse em comprar, tirar dúvidas sobre o assunto e concluir a compra enquanto acompanha o anúncio de outras mercadorias, por exemplo. A vantagem é um ganha-ganha para consumidores e lojistas, pois permite que todo o processo de compra, desde a busca pelo item até a conversão, ocorra de forma integralmente virtual e em tempo real.

3. Segurança para consumidor e varejista

Um dos grandes problemas relatados durante o crescimento das redes sociais foi com relação a golpes e ciberataques. No entanto, o uso do live commerce é uma opção que garante a segurança do consumidor, que consegue “conhecer” o anunciante do produto na transmissão e também tem o respaldo do processo de compra por meios comprovadamente seguros.

Além disso, o varejista tem maior tranquilidade ao acompanhar e poder interagir diretamente com o consumidor via perfil que utiliza nas redes sociais, o que também leva segurança ao longo das etapas do processo de compra.

4. Reconhecimento de marca

Outra importante vantagem da modalidade é a ampliação do reconhecimento de marca, já que a estratégia ainda é pouco explorada no cenário brasileiro. Isso faz com que o investimento nesse processo seja inovador, com grandes possibilidades de destaque no mercado, levando ao crescimento do negócio e posicionamento da marca como referência no modelo.

Às vezes, a transmissão ao vivo é uma técnica de vendas que se funde com o marketing de influenciadores. Ele permite que os influenciadores mostrem como usam os produtos em situações da vida real. As marcas também podem aproveitar a transmissão ao vivo para demonstrar todas as maneiras pelas quais seus produtos podem ser usados.

Raphael Mello é CEO da LTM, empresa integrante da holding Vertem.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto