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Realidade Aumentada nas redes sociais: o próximo passo na sua estratégia digital

Realidade Aumentada nas redes sociais: o próximo passo na sua estratégia digital

por Ari Lisjak CEO ISource Marketing

O que é realidade aumentada? É um recurso tecnológico que proporciona aos usuários experiências interativas ao combinar um componente virtual a um ambiente físico real com o uso de dispositivos digitais. Embora suas origens remontem ao início do século 20 e seu termo tenha sido criado originalmente no início dos anos 1990, agora está inserido na vida de todos e continua a progredir em ritmo acelerado.

Usamos a realidade aumentada regularmente e ela está presente em nossas vidas cotidianas principalmente para no osso entretenimento. No entanto, as empresas utilizam a RA (Realidade Aumentada) para melhorar as vendas, aprimorar a apresentação de produtos ou serviços, treinar funcionários e até mesmo analisar dados estatísticos.

Neste artigo quero analisar com vocês as operações e os benefícios da realidade aumentada nas mídias sociais. Antes de começarmos, vejamos alguns números. Segundo a Statista, o número de usuários de redes sociais em todo o mundo subiu de 1,22 bilhão para 3,09 bilhões entre 2011 e 2021. De acordo com a eMarketer, em 2020, 30% dos usuários interagiram mensalmente com conteúdo de RA nas redes sociais. Em 2021, esse número estava previsto para crescer 7,2% e atingir um total de 46,9 milhões de usuários. De crescer os olhos, né?

Em 2020, 30% dos usuários nas redes sociais interagiram mensalmente com conteúdos relacionados à realidade aumentada

Essas estatísticas demonstram como as redes sociais por meio de dispositivos móveis se tornaram parte de nossas vidas cotidianas, tornando-se uma importante plataforma para o desenvolvimento de experiências imersivas de realidade aumentada. Houve especulações de que o Facebook havia comprado o Oculus para se tornar a próxima grande rede social.

Embora tenha havido um progresso significativo nessa direção – lembre-se do último impulso de Metaverse: Horizon Worlds – já existem comunidades, aplicativos e eventos sociais para realidade virtual, com os quais a realidade aumentada é sem dúvida a tecnologia número um para interação social imersiva.

A vantagem mais significativa que proporciona nas redes sociais é a sua distribuição, que é muito mais simples e difundida do que a realidade virtual. É compatível com um grande número de smartphones no mercado. Os filtros do Snapchat, com mais de 300 milhões de usuários ativos, e os filtros do Instagram, com 1,4 bilhão de usuários ativos, são a evidência mais visível de seu valor.

Como resultado do exposto, podemos concluir que empresas de todos os setores, tanto B2C quanto B2B, possuem um enorme potencial para divulgar seus produtos e serviços em redes sociais e plataformas que utilizam realidade aumentada.

A Realidade Aumentada pode servir como ponto de entrada do Facebook no Metaverso

Então, vamos dar uma olhada nos 5 benefícios de usar essa incrível tecnologia de mídia social imersiva em sua próxima estratégia de marketing de mídia social:

Melhora a experiência do usuário

A realidade aumentada mescla os mundos virtual e real, aumentando drasticamente a experiência do usuário e, como resultado, melhorando a satisfação do consumidor com um produto ou serviço.

Mantém a atenção do público por mais tempo

De acordo com o The Drum, a realidade aumentada pode manter a atenção dos consumidores por até 85 segundos. Além disso, você pode aumentar sua taxa de cliques de compra em 33% e sua taxa de engajamento em 20%. Isso sugere que, independentemente da qualidade da campanha, os usuários da Internet provavelmente prestarão atenção e se envolverão com experiências de realidade aumentada.

Isso ajuda a gerar buzz em torno da marca

A realidade aumentada pode ser utilizada para aumentar as vendas indiretas e aumentar o reconhecimento da marca. Contém características lúdicas, inovadoras e surpreendentes que, quando bem executadas, podem criar uma atmosfera agradável em torno da marca, do produto ou da própria empresa. Uma experiência de marca de realidade aumentada bem projetada pode fazer as pessoas falarem sobre uma marca e associá-la a emoções positivas, como alegria e emoção.

Incentive o engajamento

Aumente o envolvimento da marca, fornecendo aos consumidores experiências novas e imersivas que mantêm seu interesse por mais tempo do que uma imagem ou texto estático. Além disso, a realidade aumentada permite a interação com produtos e propagandas em vários estágios da experiência do consumidor. Pode ser utilizado nas fases de pré-venda, ponto-de-venda e pós-venda. Também pode ser utilizado em aplicativos de gamificação e branding para envolver os consumidores.

Impulsione o modelo de anúncios reproduzíveis

Em vez de promover um anúncio convencional, as marcas podem fazer com que seus clientes participem de um jogo centrado em um produto por um determinado período de tempo. Os consumidores seriam capazes de tocar e girar objetos enquanto uma mensagem promocional indireta é comunicada e nenhuma ação de compra específica é realizada. Pelo contrário: a realidade aumentada visa fornecer uma prévia do produto ou serviço para que o potencial cliente possa usar a experiência para conhecer suas qualidades.

Tipos de realidade aumentada

RA baseada em projeção

RA baseada em reconhecimento

RA baseada em localização

RA baseada em superposição

RA baseada em esquemas

Conclusão: Está claro que a realidade aumentada veio para ficar nas redes sociais. Seu crescimento contínuo e a concorrência entre as várias plataformas que o desenvolvem fizeram com que consumidores e empresas se beneficiassem dele.

E, como agência de Marketing e Comunicação Digital comprometida com o desenvolvimento de experiências imersivas, a Isource Marketing criou diversos filtros de Instagram e Snapchat, além de experiências. Aqui estão dois que realmente gostamos:

HalloSource é um filtro assustador que criamos para o Halloween 2021. É uma experiência divertida na qual o usuário pode escolher sua máscara preferida e dar um grande grito aterrorizante com ela.

O Dia dos Namorados está bombando! Viva o amor! Além disso, viva o rock! Para comemorar o Dia dos Namorados, fizemos uma performance de rock usando esse filtro.

Você está pronto para explorar o mundo da realidade aumentada? Na Isource Marketing, temos especialistas no desenvolvimento de aplicativos para diferentes espectadores e plataformas, não apenas para realidade aumentada, mas também para realidade virtual e estendida. Entre em contato conosco em https://isource.agency/#contact!

Sobre a Isource Marketing:

A ISource Marketing é uma agência de marketing e comunicação especializada no setor de tecnologia. A agência tem mais de 15 anos de experiência em B2B e B2C. Solucionadores de problemas, especialistas em tecnologia e geeks, criativos, codificadores, vendedores, especialistas em mídia, contadores de histórias e líderes de negócios. Para mais informações visite: http://isource.agency

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