Logo
Imprimir esta página

Demissão humanizada é ainda mais importante em momentos de crise

Bruno Martins - CEO Triha carreira Bruno Martins - CEO Triha carreira

* Por Bruno Martins

A invasão da Ucrânia pela Rússia gerou uma séria dor de cabeça para as empresas que atuam nessa região da Europa. Dezenas delas decidiram suspender as atividades em função do embate, até que a situação se normalize. Além de todos os efeitos traumáticos de uma operação militar, movimentos como esse normalmente desencadeiam processos de demissão em massa que afetam milhares de trabalhadores.

O boicote de grandes organizações ocidentais à guerra traz à tona a importância da demissão responsável, tema que deveria estar sempre na agenda do departamento de Recursos Humanos, mas que ganha ainda mais relevância em momentos de crise.

O desligamento em massa nunca é um processo simples ou fácil de ser conduzido. Mas, é possível amenizar seus efeitos com o apoio de equipes qualificadas e com o uso de metodologias capazes de gerar o que chamamos de demissão humanizada.

Nesse modelo, a empresa adota medidas bilaterais para demonstrar empatia e respeito, tranquilizar e apoiar os colaboradores no processo de transição de carreira. Alguns exemplos são: pacotes estendidos de benefícios, como planos de saúde para toda a família, e treinamento online para atualização e capacitação.

Mas, é possível ir muito além... Para entender o assunto, o outplacement é o conceito que torna as demissões mais leves, harmoniosas e, portanto, humanizadas. O intuito, além de ajudar os colaboradores, é fazer com que esse momento não seja de medo, ansiedade e/ou desespero.

A ideia central é ajudar o colaborador a se reorganizar e atingir novas metas em sua carreira, tendo como primeiro passo oferecer apoio psicológico para que ele saiba lidar com a demissão da melhor forma e também identifique seus próximos objetivos.

Neste momento muitas pessoas descobrem que, na verdade, querem mudar de área (transição de carreira) ou abrir a própria empresa, seguir caminhos diferentes daquele que estava sendo trilhado. Com isso em mente, o próximo passo é oferecer o apoio de orientadores e profissionais especializados para traçar um novo plano de carreira para o colaborador.

Ou seja, em um trabalho conjunto, o profissional e a equipe especializada entenderão o que é preciso para atingir determinada meta. Um curso? Aprender uma nova habilidade? Melhorar o networking? Existem diversas possibilidades.

Com o plano em mente, é hora de começar a agir. É neste momento que o colaborador recebe orientações de bons cursos, treinamentos, o seu currículo é otimizado, passa por algumas aulas sobre como lidar com entrevistas de emprego, entre outras atividades importantes.

Dessa forma, o profissional volta ao mercado mais preparado para não só conseguir aproveitar as novas oportunidades, mas também conduzir uma carreira de sucesso.

Algumas empresas optam por começar o outplacement antes mesmo da demissão para encontrar a melhor forma de dar a notícia. Então, é um serviço moldável, que atende às necessidades de cada corporação, trazendo benefícios personalizados para todas as partes envolvidas.

A empresa que deseja aplicar essa abordagem no seu dia a dia pode melhorar o clima organizacional, já que os colaboradores se sentem mais importantes e apoiados durante seu período de trabalho – como de fato merecem.

Essa metodologia também favorece a redução do número de processos trabalhistas, porque presta apoio ao colaborador mesmo após o seu desligamento.

Tem mais! Os valores institucionais são reforçados e o impacto da demissão na equipe que ainda continuará trabalhando na organização é minimizado. A imagem da corporação também se mantém positiva no mercado, o que é imprescindível atualmente.

* Bruno Martins é CEO da consultoria Trilha Carreira.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto