Logo
Imprimir esta página

4 dicas para otimizar a entrega de produtos na Semana do Consumidor

Faturamento do e-commerce com a data em 2021 foi de mais de R$ 6 bilhões de reais, um crescimento de 85% com relação a 2020

Especialista dá dicas para otimizar a entrega na semana, uma das mais importantes para o varejo online

A demora na entrega de produtos comprados pela internet ainda é uma realidade no e-commerce brasileiro, especialmente em datas sazonais, em que a demanda aumenta e as reclamações também. Na Black Friday do último ano, por exemplo, atrasos nas entregas foram o principal motivo das queixas registradas no Procon de São Paulo e no site Reclame Aqui - correspondendo a 20% do total de reclamações. Não basta oferecer bons prazos. É preciso cumpri-los, já que esse é um aspecto fundamental da experiência de compra, podendo afetar a fidelização do cliente.

Com a proximidade da Semana do Consumidor, uma das principais datas para o varejo no primeiro semestre, o e-commerce precisa estar preparado para absorver essa demanda. Em 2021, entre os dias 02 e 15 de março, as lojas virtuais faturaram R$ 6,3 bilhões de reais – 85% a mais do que em 2020 - segundo relatório da Social Miner com a Lett. Apenas no dia 15, foram R$ 592 milhões.

“É fundamental proporcionar uma melhor experiência aos consumidores desde a busca pelo produto ideal, até a entrega final. Em datas onde os volumes de compras são excepcionais, muitos lojistas esquecem de preparar seus estoques para o volume de pedidos acima do habitual”, alerta Rodrigo Schiavini, CEO da SmartHint, o maior e mais utilizado sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerce da América Latina, empresa pertencente ao grupo Magazine Luiza.

Algumas dicas do especialista ajudam lojistas virtuais a oferecerem uma experiência melhor ao consumidor, de ponta a ponta:

1- Invista na gestão de estoque

A gestão de estoque é essencial para evitar perdas no e-commerce. O ideal é analisar o histórico de pedidos dos últimos meses e comparar com o volume de vendas efetuados em períodos de alta demanda. É importante verificar também quais foram os produtos mais comprados em cada mês.

2-Prepare a entrega

Manter o processo de picking e packing bem organizado é fundamental para otimizar a entrega de produtos em datas sazonais, como o Dia do Consumidor. Defina quais pessoas ficarão responsáveis por separar e preparar os pedidos e quais ficarão encarregadas de embalar as mercadorias. Lembre-se sempre também de repor as embalagens e todos os insumos como plásticos, fitas adesivas, isopor, entre outros materiais.

3-Otimize a logística e faça do frete um aliado

Um dos principais objetivos de todo varejista é aumentar as vendas. Mas não adianta somente vender muito, é preciso garantir que a entrega dos produtos seja feita dentro do prazo.

Uma boa maneira para garantir isso é trabalhar com mais de uma transportadora. Outra solução vantajosa é usar os serviços de plataformas de cotação de frete, como o Melhor Envio, sem cobrança de taxas adicionais ou mensalidades.

4- Aposte no pós-venda

Quando falamos de cuidados com a entrega de produtos, é preciso considerar o pós-venda. Aposte no rastreio de suas encomendas e no sistema de logística reversa, que é quando o cliente solicita a troca ou devolução de um item comprado on-line. Para minimizar os impactos financeiros das devoluções e assegurar ao cliente uma boa experiência, sua loja virtual precisa estar preparada para atender a essas demandas.

Sobre a SmartHint:

A SmartHint foi fundada em 2017 e é o maior e mais utilizado sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerce da América Latina. Faz parte do Grupo Magazine Luiza e tem como foco principal elevar a experiência de compra on-line em todo o país.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto