Logo
Imprimir esta página

Investimento global em Marketing Digital deve crescer 14,7% em 2022

Investimento global em Marketing Digital deve crescer 14,7% em 2022

De acordo com estudo, aposta em IA e plataformas digitais seguirá em alta neste ano; especialista pontua importância do uso de ferramentas da Web 3.0 no setor

“Hoje em dia, o que presenciamos é uma transição quase imperceptível entre a Web 2.0 e a Web 3.0”

A cada ano que passa, novas tendências se descortinam para o setor do marketing digital, com o surgimento de inovações tecnológicas se apresentando como soluções para novas “dores” trazidas por empresas. Isso faz com que os investimentos na área sigam em crescimento exponencial, temporada após temporada: de acordo com projeções do The CMO Survey, haverá um crescimento médio de 14,7% nos aportes financeiros em marketing digital neste ano de 2021 em âmbito global, ante apenas 5% no marketing “offline”.

Segundo o mesmo estudo, para aplicação dessa verba, as empresas tendem a focar em quatro recursos principais: otimização do site (77,4%), mídia paga e SEO (69%), data analytics e IA (65,7%), plataformas digitais e outras tecnologias (61,6%). Este panorama é indicativo de que a chamada Web 3.0 (ou Web3) tende a ganhar cada vez mais força neste segmento.

De acordo com especialistas, a Web 3.0 aos poucos tem suplantado a segunda geração da internet - iniciada no início do milênio e caracterizada pelo uso das redes sociais -, oferecendo aos usuários maior controle sobre os dados que são gerados na rede, descartando o uso de sistemas operacionais complexos e armazenando informações em nuvens descentralizadas. O novo sistema tem como um de seus pilares o uso da tecnologia blockchain, que funciona como pedaços de códigos gerados de forma on-line que carregam informações conectadas e permitem o rastreamento do envio e recebimento de alguns tipos de informações pela internet.

Uma ferramenta da Web 3.0 que, aos poucos, vai se estabelecendo no mercado digital é o metaverso, que, segundo uma estimativa recente realizada pelo grupo financeiro Goldman Sachs, já pode movimentar cerca de US$ 8 trilhões (cerca de R$ 40 trilhões) por ano - as previsões mais otimistas dão conta de um valor potencial de até US$ 12 trilhões (algo em torno de 60 trilhões).

Para o analista da empresa Eric Sheridan, “[A economia digital] deve continuar a crescer e, além disso, vemos uma economia (o metaverso) que crescerá dentro e com essa economia digital". A declaração foi feita em comentário às previsões do banco sobre o metaverso em um estudo chamado “Entendendo o metaverso e a web 3.0”.

Novas ferramentas tendem a ganhar força

A exploração das ferramentas da Web 3.0 aos poucos, também, vai ganhando espaço dentro do marketing digital. Para Diego Ortiz, CEO da Verse, empresa que tem como foco o desenvolvimento de estratégias de marketing digital nesta seara, esta ligação é intrínseca e deverá predominar no mercado nos próximos anos. “Hoje em dia, o que presenciamos é uma transição quase imperceptível entre a Web 2.0 e a Web 3.0, onde já vemos mídias sociais e páginas web sendo utilizadas para criar ‘buzz’, engajamento e comunidades em torno de projetos e novidades no espaço digital”.

Para o executivo, o marketing digital, caracterizado pela “comunicação de propostas de valor para pessoas certas, na hora certa, com a mensagem certa e nos canais certos”, criando engajamento e conversões, tende a ganhar força com ferramentas da Web 3.0 como metaverso e jogos pay-to-earn.

“É possível, dentro desta nova perspectiva, criar landing pages para lançamento de novos projetos e captação de tráfego e informações, bem como desenvolver canais de mídia social como Discord e Twitter para criar e nutrir comunidades para projetos”, afirma Ortiz. As afirmações do executivo vão ao encontro de um estudo elaborado pela eMarketer, apontando que, em 2022, 83% dos CEOs pretendem aumentar investimentos no digital.

De acordo com o CEO da Verse, o metaverso, neste sentido, pode se configurar como uma das mais promissoras ferramentas a serem utilizadas no âmbito da Web 3.0. “O desenvolvimento de estratégias de lançamento de um produto ou de uma marca e a interação em comunidades estabelecidas nesta plataforma são possibilidades que ainda não podemos sequer mensurar o impacto de suas utilizações”, pontua. “É tudo uma questão de consistência e interatividade”, conclui.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto