Logo
Imprimir esta página

Profissões em alta em 2022: setor de tecnologia domina ranking

O desafio do mercado de tecnologia continua sendo suprir a alta procura por mão de obra especializada.

Profissões ligadas à área de TI são a maioria entre as vagas mais demandadas em 2022

Após quase dois anos de pandemia, o home-office e o modelo híbrido já estão consolidados na maioria das empresas. Se a tecnologia já estava transformando o mercado por si só, a adaptação e o investimento necessários para possibilitar o trabalho em casa aumentou ainda mais o protagonismo do setor de TI. Demandas ligadas à experiência do usuário, gerenciamento de grande quantidade de dados e cibersegurança vão crescer cada vez mais. Por isso, profissões ligadas à área de TI são a maioria entre os 25 empregos em alta em 2022, de acordo com pesquisa do site LinkedIn: recrutador especializado em tecnologia; engenheiro de confiabilidade de sites; engenheiro de dados; especialista em cibersegurança; gestor de tráfego; engenheiro de machine learning; cientista de dados; analista de desenvolvimento de sistemas; engenheiro de robótica; desenvolvedor back-end; consultor de gestão de dados. Milton Beck, diretor geral do LinkedIn para a América Latina, comenta que a necessidade das empresas por cargos de tecnologia aumenta ano após ano, o que impacta as competências mais procuradas nos profissionais. Beck afirma que mesmo as habilidades comportamentais ainda sendo essenciais, há uma procura maior por especialização na área de TI. Ou seja, o desafio do mercado de tecnologia continua sendo suprir a alta procura por mão de obra especializada. Segundo relatório da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação de Tecnologias Digitais (Brasscom) realizado em dezembro, 53 mil profissionais de tecnologia se formam por ano, enquanto a demanda média anual é de 159 mil. Para preencher as mais de 106 mil vagas que estão em déficit no setor, é necessária uma especialização em tecnologia. O mais indicado seria um curso de graduação em TI. O Centro Universitário FIAP, por exemplo, oferece cursos tecnólogos focados em áreas de TI, com duração de dois anos e os cursos de bacharelado, com formação ampla na área e duração de quatro a cinco anos. Para um profissional já graduado, existe a possibilidade de se especializar em cursos de pós-graduação. "Este cenário de vagas em aberto na área de tecnologia tende a ficar ainda mais deficitário. Por isto, muitas pessoas estão buscando reorientar suas carreiras para a área de TI e a pós-graduação pode ser uma das formas de alcançar este objetivo", afirma Guilherme Pereira, diretor acadêmico dos cursos de MBA da FIAP. Se o profissional busca sua especialização como desenvolvedor, cursos como o de Full Stack Development ou até mesmo o de Engenharia de Software podem ser o caminho. "Para a área de dados, o curso de Big Data ou de Business Intelligence podem ser uma porta de entrada, enquanto os de Engenharia de Dados, Inteligência Artificial & Machine Learning e o de Data Science exigem um pouco mais de domínio inicial do aluno no tema", conclui Guilherme Pereira.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto