Mesmo com nível de escolaridade mais alto, mulheres ainda são minoria em cargos de liderança e ganham menos
As mulheres ainda são minorias no mercado de trabalho. De acordo com um estudo feito pela Catho, que é uma empresa que auxilia pessoas que estão cadastradas em sua plataforma a conseguir emprego, mesmo as mulheres sendo maioria com formação superior e pós-graduação, isso não se reflete na hora da remuneração salarial ou presença em cargos de liderança. Os homens ainda ocupam 61% dos cargos mais altos das empresas e ganham 19% a mais do que as mulheres para exercer a mesma função. Além disso, a presença feminina nos cargos mais altos representa um total de 39,5% com salários 189% mais baixos em relação aos homens.
O levantamento afirma ainda que as mulheres representam 56% dos profissionais com pós-graduação, especialização ou MBA e 52% em formação superior. Mas mesmo assim ganham, respectivamente, 43% e 38% a menos em relação aos homens com o mesmo grau de escolaridade.
Quando comparamos os salários recebidos por gêneros, na maioria dos níveis hierárquicos, os homens ganham mais, mas quando se trata dos cargos de Assistente/Auxiliar as mulheres ganham 3% a mais. Já nos cargos mais altos como de Diretora, Gerente, Supervisora, Coordenadora, Líder e Encarregada às mulheres ainda ganham, em média, 19% a menos. Especialistas afirmam sobre a necessidade de mudança desse atual cenário e sobre o que está evoluindo ou não em relação às mulheres, uma vez que, em pleno 2022, esse assunto ainda vem sendo discutido e quais são os danos psicológicos que isso pode causar, uma vez que elas vem se especializando e se preparando para assumirem tais cargos e recebem menos do que os homens.
*** Indicamos a psicanalista e neurocientista, Ângela Mathylde, para entrevista sobre a questão da discriminação da mulher no mercado de trabalho.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>