Rodrigo Abarno: Construindo Sua Trajetória Profissional no Escritório Agrifoglio Vianna Desde 2006
Integrante da equipe do escritório Agrifoglio Vianna Advogados Associados, Rodrigo Abarno atua no direito securitário desde 2008. Ele começou a estagiar na empresa em 2006 e após concluir a graduação teve a oportunidade de atuar em uma carteira de processos relacionados a uma seguradora. “Desde aquela época tenho trabalhado no segmento, mais especificamente de seguros de vida. Atualmente desenvolvo minhas atividades na área de contencioso de processos de sinistro, no consultivo e também na coordenação da carteira de uma companhia seguradora”, explica.
Atualmente, Rodrigo integra o corpo diretivo do escritório e sente-se orgulhoso por trabalhar a tantos anos na Agrifoglio Vianna, pois isso oportunizou a ele crescimento profissional além de poder acompanhar a evolução da empresa. Em sua avaliação, o escritório proporciona um ambiente acolhedor, comprometido e que promove o desenvolvimento de sócios e colaboradores, possibilitando uma advocacia estratégica que agrega longos anos de prática com sólida formação acadêmica. Para o advogado, Laura Agrifoglio Vianna é um exemplo a ser seguido: “ela é uma das minhas principais inspirações profissionais, empreendedora e com alto grau de iniciativa”. E para Laura, seu papel no escritório é de relevância, pela competência, lealdade e constância de seu trabalho: “esperamos que esta sólida relação prossiga sempre trazendo bons frutos. O Dr. Rodrigo faz parte de nossa trajetória.”
Ao longo de sua trajetória profissional, o advogado percebeu que o setor de seguros tem crescido bastante no Brasil, embora o país ainda seja uma das nações com maior desconhecimento sobre a atividade securitária. “Entretanto, nos últimos anos as pessoas compreenderam que precisam se prevenir para eventuais acontecimentos do cotidiano”, explica. Em sua avaliação o Poder Judiciário também tem buscado compreender melhor a natureza jurídica do contrato de seguro: “prova disso são os atuais julgamentos de demandas que tratam da omissão de doenças pretéritas a contratação do seguro de vida por parte dos segurados”.
Na opinião do advogado esse tema é um dos que mais afeta o seguro em matéria de demanda judicial: “principalmente pela abundância de jurisprudência sentimental, que faz uma incorreta interpretação de expressos artigos de lei”. Contudo, Rodrigo vem observando mudanças significativas: “percebe-se, ultimamente, inúmeros julgados deixando de lado o sentimento social e fazendo uma análise da boa-fé e a respeito da sinceridade nas declarações pré-contratuais prestadas pelos segurados, posto que estas decidem o pacto securitário”. O advogado considera que a busca constante do conhecimento dos operadores do Direito Securitário vem gerando resultados positivos: “e isso é muito importante e marcante, a fim de não ferir os interesses dos envolvidos no contrato, assim como da sociedade como um todo”.
Exercendo a profissão há 16 anos, Rodrigo adquiriu experiência e conhecimento que o credenciam a enxergar com otimismo o futuro do setor: “o mercado segurador é muito dinâmico e por isso é tão importante a realização de congressos com a presença de operadores do direto securitário, assim como a aproximação destes com o Judiciário e Universidades, de modo a fomentar o conhecimento a respeito de um contrato tão importante para a sociedade”.
Ao projetar seu futuro profissional, Rodrigo almeja seguir sua trajetória no direito securitário contribuindo com o escritório. “Com dedicação, ética e estudo os resultados profissionais são consequência, de modo que acredito no constante crescimento do Agrifoglio Vianna, assim como no reconhecimento do meu papel dentro da empresa", conclui.
Saiba mais
Graduado em Direito pela PUC em 2008, Rodrigo possui pós-graduação em Direito Civil, Negocial e Imobiliário pela Universidade Anhanguera – Uniderp e MBA em Gestão Jurídica de Seguros e Resseguros pela Escola de Negócios e Seguros (ENS). O advogado também é membro da Comissão Especial de Seguros e Previdência Complementar da OAB/RS.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>