É possível a comprovação de união estável após a morte do companheiro (a)?
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Tania Brunelli de Oliveira / Enviado por Eduardo Sehnem Ferro
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Primeiro vamos iniciar explicando o que é a união estável que está prevista no artigo 1.723 do Código Civil, onde dispõe que a união estável é configurada por uma convivência pública, contínua e duradoura, estabelecida com o objetivo de constituição de família.
Assim, por ser uma situação de fato, ou seja, basta o casal ter uma convivência pública, contínua, duradoura e ter o objetivo de constituir uma família que já é considerado pelo nosso ordenamento como união estável. Então, inúmeras vezes o casal não possui qualquer documento que comprove essa situação.
Em outro artigo já foi abordado sobre os documentos que são necessários para comprovar a união estável que podem vir a ajudar a convencer o juiz que aquele casal viveu em união estável durante tal período.
Ocorre que uma situação corriqueira que nos deparamos é quando um dos companheiros falece e não há comprovação de união estável, é possível vir a fazer essa comprovação após o óbito?
A resposta é sim! Evidentemente que é mais trabalhoso comprovar a união estável após o falecimento de um dos companheiros, mas o óbito por si não é empecilho para tal reconhecimento.
O companheiro (a) sobrevivente deve procurar seu advogado de confiança que munido dos documentos necessários que comprovem a união estável irá dar entrada na chamada ação de “reconhecimento e dissolução de união estável post mortem”. É necessário neste momento levar todos os documentos que possam vir a ajudar a comprovar o relacionamento até a data do óbito inclusive com testemunhas.
Com esse reconhecimento o companheiro (a) terá direitos de acordo com nossa legislação, seja no âmbito sucessório como previdenciário se for o caso.
Tania Brunelli de Oliveira, OAB/SC 30.414, Advogada, Pós-graduada em Direito das Famílias e Sucessões, responsável pela área de Direito das Famílias do Escritório de Advocacia Giovani Duarte Oliveira.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>