Logo
Imprimir esta página

Síndrome de Burnout e hierarquias de trabalho: qual o papel das lideranças?

Carolina Pampolha Carolina Pampolha

*Por Carolina Pampolha

Uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association (Isma-BR) entre 2018 e 2019 mostrou que 32% dos trabalhadores brasileiros, aproximadamente 33 milhões de pessoas, sofrem com sintomas de Burnout, resultado do estresse crônico no local de trabalho. Dentre os cerca de 1 milhão de atendimentos de telemedicina realizados no último ano, percebemos que os casos ligados à saúde mental cresceram significativamente, ultrapassando os casos de COVID-19, exceto em períodos que tivemos picos de infecções. Deste número, a grande maioria são mulheres com nível educacional mais elevado e que atuam em cargos de gestão.

Mas não existe uma regra: a síndrome pode afetar todo e qualquer profissional, independente da atividade exercida. Cada grau hierárquico dentro de uma organização tem seu agravante quando o assunto é Síndrome de Burnout. Enquanto gestores e diretores sofrem com a pressão de seus pares e a vergonha de se reconhecerem com o problema, trabalhadores da linha de produção têm medo de perder o emprego caso não deem conta de todas as funções.

Mas qual o papel da empresa na gestão dessa síndrome? Primeiramente, quebrar o paradigma de resistência e preconceito com tratamentos psicológicos e trazer o assunto à tona, seja com ações de endomarketing, palestras de médicos ou disponibilizando acesso à saúde. Neste quesito, o que manda é a política interna da empresa, que deve direcionar suas lideranças para que essa gestão ocorra da maneira mais natural possível.

Vale ressaltar que a Síndrome de Burnout não surge do dia para a noite, ela começa de forma lenta e gradual, com a aparição de sintomas físicos e comportamentais, como fadiga e irritabilidade. E se o problema não é das pessoas, mas sim uma consequência do estresse crônico gerado dentro dos espaços em que elas atuam, é papel do líder estar atento a esses sinais para identificar o problema logo no início.

No cenário que vivemos hoje, é possível combater o Burnout oferecendo qualidade de vida aos colaboradores, com recursos técnicos e humanos, e desenvolvendo manobras de enfrentamento para atenuar os problemas existentes no trabalho. Neste ponto, a telemedicina surge como uma das melhores alternativas para democratizar o acesso à saúde dentro das empresas. Afinal, com a possibilidade de realizar uma consulta à distância, a hora que quiser, fica ainda mais fácil conciliar saúde e trabalho em qualquer ambiente profissional.

* Carolina Pampolha é Head de Operações da Docway, empresa referência nacional em soluções de saúde digital.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto