Retrospectiva SG 2021: As Impactantes Ações Sociais da ONG Guerreiros dos Girassóis
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Seguro Gaúcho
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Fonte: Seguro Gaúcho
Em 2021 o Seguro Gaúcho postou várias matérias destacando ações sociais desenvolvidas por pessoas e/ou entidades ligadas ao setor de seguros. Nesta última semana deste ano, apresentamos uma retrospectiva que destaca algumas iniciativas de caráter humanitário que foram divulgadas ao longo do ano. Confira abaixo a matéria publicada em setembro com a fundadora da ONG Guerreiros dos Girassóis, que realiza um importante e significativo trabalho social.
Há mais de duas décadas trabalhando no setor de seguros, Jane foi gestora de uma seguradora e atualmente é corretora. Também ministrou aulas na Funenseg por um período de quatro anos. Já escreveu oito livros (três lançados na Feira do Livro de Porto Alegre) e foi premiada várias vezes em concursos nacionais. Ela também desenvolve diversas atividades voluntárias através da ONG Guerreiros dos Girassóis. E para saber sobre as ações dessa ONG confira abaixo a entrevista do Seguro Gaúcho com Jane Lucas.
Seguro Gaúcho – Como surgiu a ONG Guerreiros dos Girassóis? O que te motivou a desenvolver essa iniciativa?
Jane Lucas – Criei um centro de treinamentos de terapias integradas em 2015, com o propósito de levar formação e conhecimento de forma gratuita para adolescentes que não tinham acesso a isso. Após dois anos percebi que essa iniciativa atingia um número pequeno de pessoas e isso me motivou a tornar essa ação mais ampla e levar ela para a rua. A atividade inicial foi a leitura que aconteceu através de uma biblioteca móvel. Tive a adesão de amigas e o resultado foi positivo. Ocorreu o ingresso de outras pessoas ao nosso grupo e houve o surgimento de novas ideias. Há dois anos criamos a ONG Guerreiros dos Girassóis. Nosso grupo tem como propósito fornecer apoio e alimentar o corpo e alma das pessoas em situação de rua. A entidade disponibiliza mais do que doações, pois oferecemos liberdade e emancipação através da arte, da conversa, da terapia e da literatura.
Seguro Gaúcho – Qual é a visão que o grupo Guerreiros dos Girassóis tem sobre os moradores de rua?
Jane Lucas – Quem vive em situação de rua e de vulnerabilidade social não está naquela situação por acaso, mas sim por algo grave ou impactante que aconteceu em sua vida. E essas pessoas também desejam ter acesso à leitura, alfabetização, música e necessitam trocar ideias. Cada pessoa que mora nas ruas tem suas próprias dores.
Seguro Gaúcho – Terapia de rua, constelação sistêmica de rua, biblioteca móvel, varal solidário e empoderamento são as ações desenvolvidas pela ONG. Explique o funcionamento dessas atividades.
Jane Lucas - Em cada um desses “produtos” que levamos para a rua temos como objetivo a emancipação. A Biblioteca Móvel leva livros para emprestar para as pessoas em situação de rua, mas além dos livros, esse movimento leva a troca de ideias sobre as obras entre os voluntários e o leitor de rua, fazendo com que ele se sinta inserido também no contexto da cultura e conhecimento.
O Varal Solidário “vende” as doações recebidas de roupas/calçados/kits de higiene em troca de uma moeda (tampinhas plásticas), que doamos para a ONG Pedal da Inclusão, que as troca por bicicletas adaptadas, onde idosos e deficientes são levados por voluntários para passeios. Nesse processo fomentamos o valor do trabalho de “buscar” as tampinhas, o planejamento financeiro.
A Terapia de Rua é uma modalidade inédita de aplicação no Brasil que foi criada e desenvolvida por mim. Sou terapeuta com mais de 900 horas de formação e trabalhos na área. O objetivo dessa modalidade é levar para o espaço aberto das ruas, as diversas ferramentas terapêuticas utilizadas em ambiente fechados. Dentre as ferramentas, utilizamos as constelações sistêmicas de rua, a barra de acess, roda de conversa, etc.
O objetivo da Terapia de Rua é levar a consciência ao indivíduo de ele pode “olhar” para as suas dores e assim, conseguir dar um passo à frente rumo a novas construções, tirando a rua de dentro de si. Essas atividades são levadas para as ruas todas as quartas-feiras na Praça da Matriz, em frente ao Teatro São Pedro, no horário das 16 horas.
Seguro Gaúcho – Dentro das ações desenvolvidas pelo grupo Guerreiros dos Girassóis existe uma parceria com o Clube da Pedrinha do RS. Fale mais sobre isso.
Jane Lucas – Essa parceria foi estabelecida graças ao desejo e a ação da professora Jane Manssur de também criar bibliotecas permanentes em comunidades, levando aos estudantes a possibilidade da leitura que ajudará significativamente na formação pessoal e profissional deles.
Seguro Gaúcho – Como funciona a iniciativa em que vocês “vendem” uma roupa, uma ferramenta, um sabão ou um eletrodoméstico pelo preço de latinhas ou tampinhas?
Jane Lucas – Bimestralmente, a ONG junta tudo que foi doado e arrecadado para realizar o Bazar Comunitário, levando para a Comunidade Vila Santa Terezinha (antiga Vila dos Papeleiros), onde todos os objetos são “vendidos” por tampinhas e guarda-chuvas danificados. A comunidade precisa se mobilizar antecipadamente para buscar o “dinheiro” e no dia, cada indivíduo pode exercer o seu direito de escolha do produto que deseja ou necessita. E a comunidade ganha também em saber que é parte de um processo que apoia e ajuda outras pessoas, através do seu trabalho e compra.
Seguro Gaúcho – Quais são as principais necessidades da ONG?
Jane Lucas – A Guerreiros dos Girassóis necessita muito de doações de livros, roupas em bom estado e até objetos como eletrodomésticos, pois realizamos o bazar comunitário que é muito rico. Quem vai ao bazar encontra tudo o que precisa, desde um aparelho de microondas a um par de meias, além de brinquedos, produtos de limpeza e alimentos como arroz, feijão e ovos. Entretanto, necessitamos também da colaboração de novos voluntários, inclusive para a realização do trabalho administrativo de retaguarda. Somos uma empresa e como tal, temos departamento jurídico, financeiro, auditoria, controladoria, além das áreas de educação e sustentabilidade. E para todas essas demandas precisamos de gente que execute esse trabalho administrativo. Temos espaço para todos que desejam de alguma forma doar um pouco de si. Acreditamos no potencial de cada ser e te convidamos para acreditar, junto com a gente, em um amanhã melhor!
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>