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Zurich anuncia novas coberturas em produto residencial e se destaca por seus diferenciais sustentáveis

Seguro residencial oferecido pela Zurich disponibiliza novas coberturas que incluem bicicletas e painéis solares, além de assistências para descarte ecológico de materiais e consultoria ambiental. Medidas que refletem o compromisso global da seguradora com a sustentabilidade e com o consumo consciente, diante do aumento da demanda por esse tipo de proteção.

Além das novas coberturas, o rol de assistências do seguro residencial da Zurich já está adaptado com diversos serviços que podem ajudar os segurados a levarem uma vida mais consciente do ponto de vista ambiental – eles podem ser acionados pelos clientes por meio da central de atendimento da empresa e, também, no Portal do Cliente, por uma plataforma chamada Z-Gift.

A companhia oferece, por exemplo, a coleta e destinação ecológica de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, entulho ensacado e restos de obras na residência segurada.

Os clientes da Zurich dispõem de uma consultoria ambiental com dicas para serem mais sustentáveis por meio de hábitos conscientes – orientações para uso eficiente de energia elétrica, da água e até da iluminação natural estão inclusos. A consultoria ainda conta com a indicação de profissionais capacitados para aqueles que quiserem ir mais longe e desenvolver projetos ecoeficientes em suas residências, como sistemas de captação de água de chuva e reaproveitamento de recursos naturais.

Para Rafael Ramalho a pandemia ajudou a ampliar a preocupação com a segurança e pode ter acelerado os processos de digitalização do trabalho (tornando o trabalho remoto ou híbrido uma tendência), quanto devido às mudanças climáticas, que farão do cuidado com o meio ambiente uma prioridade da sociedade, o mundo passa por uma transição que tem exigido das empresas um papel ativo diante das necessidades dos consumidores e do planeta como um todo.

“As iniciativas que estamos implementando no seguro residencial fazem parte de um olhar maior que temos dentro da companhia, pensando em liderar o impacto positivo no mundo e, ao mesmo tempo, ter o cliente no centro de tudo o que fazemos”, afirma o diretor. “O mundo está em transição, em permanente mudança, e é nosso papel ajudar nossos clientes a se adaptarem a ele, com escolhas mais conscientes e que ainda beneficiam o seu dia a dia em casa”, destaca.

Com o home office e o isolamento social, boa parte das residências, que antes ficavam vazias com a ida ao trabalho ou à escola, ou mesmo em passeios no fim de semana, passaram a ser mais ocupadas e utilizadas por seus próprios moradores. Essa realidade mostra consequências em um produto específico no Brasil: o seguro residencial.

Um levantamento realizado pelo Institute for Business Value (IBM), com 14 mil pessoas em nove países, incluindo o Brasil, mostrou que nove em cada dez entrevistados avaliam que a pandemia afetou seus pontos de vista sobre sustentabilidade – talvez porque um desastre de consequências globais se tornou algo mais compreensível e real. Além disso, 66% dos brasileiros afirmaram que estão dispostos a mudar seus hábitos de consumo para reduzir problemas ambientais.

Rafael Ramalho, diretor-executivo de Personal Lines da companhia, diz que a necessidade de segurança ganhou ênfase na pandemia. “Desde o ano passado, há uma utilização maior das residências e um aumento da percepção da importância do seguro nesse contexto”, analisa o executivo.

Para ele, a atenção com a segurança é algo que entrou em pauta em nível mundial, inclusive dos brasileiros, por isso, é natural que a preocupação se estenda ao lar.

A Zurich, que já firmou um compromisso global com a sustentabilidade e se integrou à Net-Zero Asset Owner Alliance da ONU (com o objetivo de zerar as suas emissões de carbono até 2050), tem trabalhado para imprimir esse posicionamento de forma ampla em seus produtos.

No seguro residencial, a companhia acaba de lançar duas novas coberturas com pegada sustentável, que podem ser escolhidas pelos clientes no momento da aquisição do produto. A primeira é para bicicletas, que foi estendida também para fora da residência, beneficiando os segurados que a utilizam como meio de transporte. E a segunda é a extensão da cobertura de danos elétricos, que passará a valer também para painéis solares e carregadores de carros elétricos.

“Esses itens fazem parte de um rol de 16 coberturas que podem ser escolhidas pelo cliente no momento da contratação do produto.

Como tudo o que fazemos, as mudanças têm como foco o cliente e as necessidades específicas de cada um – segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, por exemplo, as bicicletas são mais numerosas que os carros no Brasil”, explica Ismael Andrade, Superintendente de Seguros Massificados na Zurich do Brasil.

Para o executivo, o diferencial dessas novas coberturas é que a companhia também está olhando para como as necessidades e preferências dos consumidores em casa estão mudando de acordo com as necessidades do planeta.

Ele destaca a cobertura para painéis solares. “Queremos dar maior tranquilidade para clientes que fazem um investimento tão importante como esse em suas residências”, destaca. O executivo diz que dados do Portal Solar apontam que as residências são responsáveis por boa parte de toda energia solar gerada no Brasil. “É uma atitude que ajuda na economia da conta de luz e na redução da sobrecarga das redes de distribuição. Só tem ganhos”, finaliza Ismael.


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