6 Principais estratégias de retenção de clientes para as empresas de sucesso
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Wesley Martins
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Líder em tecnologia e usabilidade, a Attri, especialista em UX e desenvolvimento, aponta oportunidades para criar relacionamentos duradouros com clientes.
É normal sabermos que empresas não poupam esforços e costumam gastar dinheiro e tempo quando o assunto é adquirir novos consumidores. Ainda mais no final do ano, do qual acontecem eventos importantes para o e-commerce.
Pensando nisso, a Attri, consolidada entre as principais empresas de Tecnologia e Usabilidade do Brasil, com mais de 10 anos no mercado, separou 6 Estratégias de UX para criar relacionamentos duradouros com seus clientes por meio de suas experiências, confira:
Nunca parar de testar: Testes de usabilidade com usuários são a principal maneira de saber o que está ou não funcionando em suas plataformas e aplicativos. Apps mobile que travam, por exemplo, perdem usuários e também a possibilidade da retenção.
Simplificar sites e aplicativos: Ofereça uma interface simples que não sobrecarregue a jornada do consumidor com atributos em excesso. Mostrar tudo que sua marca pode é bastante tentador, mas até algo bom pode ser demais.
Implemente UX Design: Mais de 75% dos consumidores julgam um site baseado apenas em estética. Então, limite o número de decisões do usuário através da psicologia, para que as decisões sejam fáceis e rápidas; Quanto maior e mais próximo um elemento for, mais fácil e rápido é de clicá-lo. E saiba, clientes se lembram das informações em partes, o número máximo de objetos que uma pessoa é capaz de memorizar é sete.
Guiar, ensinar e apoiar: Uma boa estratégia de UX contém sua parcela de ensinamentos e orientações, seja, um e-mail de boas-vindas introduzindo sua marca e plataformas aos usuários. Clientes aprendem a usar os produtos com a orientação da empresa. Além disso, é possível guiar e ensinar usuários dentro do aplicativo ou site, através das configurações iniciais, popovers e modals. Ao se antecipar e responder as questões do usuário, a empresa melhora sua UX, evitando frustrações e aumentando o nível de satisfação durante a jornada.
Priorizar a acessibilidade: Um site muito complexo pode falhar ao carregar em determinados smartphones, sem contar situações envolvendo conexões péssimas. Além disso, é importante desenvolver apps sabendo desde o início que haverá necessidade de descrições de fotos em áudio para cegos e legendas para surdos e pessoas com problemas de audição. Plataformas acessíveis são importantes na retenção de clientes
Oferecer uma experiência de usuário inesquecível: Encantar clientes é garantir a retenção deles. Uma estratégia de UX, do desenvolvimento ao design, passando pelo texto e conteúdo, tem o poder de fazer o usuário voltar para a plataforma buscando sempre ser surpreendido. Para reter os clientes, criar momentos que os recompensem é fundamental. E aqui não estamos falando de dinheiro, mas dos elementos que causam boas emoções no usuário. É uma resposta diferente, uma descrição mais detalhada, um layout que converse com alguma promoção específica, são atributos que criam uma experiência positiva para o usuário.
Afinal, a retenção de clientes é resultado de uma boa estratégia de UX e UI Design. Empresas que consideram o comportamento dos seus leads conseguem transformá-los em clientes, e no melhor dos cenários, também em fãs e divulgadores da marca.
Sobre a Attri
A Attri é uma empresa de tecnologia e usabilidade com mais de 10 anos de experiência no mercado e oferece soluções inovadoras que integram e impulsionam as necessidades dos usuários e o crescimento dos negócios. Possui profundo conhecimento de como atender às necessidades de negócios dos departamentos de Produto e Marketing, melhorando a experiência do usuário. Atualmente é dirigida pelos executivos Pedro Hermano, Gabriel Carvalho e Cristina Fragata, e se firmou como referência no mercado de UX e desenvolvimento duplicando o percentual de crescimento em 2020/2021. Atende grandes players do mercado, como: Mercado Livre, Heineken, Banco Votorantim, Petlove entre outros.
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