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Varejo online no Natal: Como melhorar a experiência de compras

Thais Fischberg, Vice-presidente de Produto para América Latina Thais Fischberg, Vice-presidente de Produto para América Latina

No período de maior volume de vendas do ano, o comércio eletrônico deve oferecer aos consumidores praticidade e fluidez

Oferecer uma experiência de compra fluida e simples é essencial para garantir que os clientes finalizem os pedidos de compra online. No Natal, período do ano com maior volume de vendas, é desejo de todo varejista que não haja abandono de carrinho - quando a pessoa não conclui a transação. De acordo com o Relatório de Varejo 2021 da Adyen, empresa global de tecnologia de pagamento, 90% dos entrevistados afirmaram que não voltam a comprar de marcas se tiverem vivido uma experiência ruim na loja física ou online. "Eliminar barreiras ou fricção faz o cliente não só concluir o processo de compra como também ajuda a fidelizá-lo", disse Thais Fischberg, VP de Produto da Adyen.

Abaixo, Thais elenca quatro dicas para que e-commerces tenham uma melhor experiência de compra e venda no Natal:

Descomplique o pagamento

Você sabia que 53% dos consumidores já abandonaram uma compra por não poderem pagar como preferem? Pois é. A etapa de pagamento é crucial no e-commerce. Por isso, ofereça meios de pagamento diversos. Além disso, tenha uma página de pagamento simples, que inclua todo o processo de checkout, para que o cliente não seja redirecionado. Se não for possível, garanta ao menos que a página de pagamento tenha a mesma identidade visual da marca. O checkout também tem que ser responsivo a telas de diferentes dispositivos. E não esqueça que os mesmos cuidados devem ser tomados nos aplicativos.

Diversifique os canais de venda (a tal da omnicanalidade)

A nova realidade imposta pela pandemia trouxe para os varejistas muitas lições sobre o comportamento do consumidor. O Relatório de Varejo da Adyen mostra, por exemplo, que compradores de loja física gastaram 40% a mais quando passaram para o online, e 91% esperam que o varejo mantenha a flexibilidade de canais de venda oferecidos durante a pandemia. A pesquisa também revelou que 67% das pessoas usaram mais apps de compras. Isso significa que adotar diversos canais, como loja física, online e aplicativo, não só aumenta as vendas como também a possibilidade de fidelização de clientes atraídos por uma boa experiência. A omnicanalidade não é mais uma opção, mas uma necessidade - principalmente em mercados concorridos.

Ofereça uma experiência fluida

Quem não gosta de praticidade? No Relatório de Varejo da Adyen, 71% das pessoas disseram que seriam mais leais a um varejista que lhes permitisse comprar online e fazer devolução na loja. Outros 77% afirmaram que seriam mais fiéis às marcas que lhes deixassem comprar online um item esgotado de dentro da loja, com o envio direto para a residência. Ou seja, os clientes querem uma experiência de compras ágil e sem barreiras. Isso é possível com a integração entre os ambientes digital e físico.

Enquanto o omnichannel oferece diversas possibilidades de jornada de compra, o unified commerce (ou comércio unificado) integra os dados gerados nesses canais. Assim, os consumidores têm seus dados centralizados em um único sistema, o que facilita eventuais trocas em loja de produtos adquiridos no e-commerce, e vice-versa. Com a tecnologia, os varejistas também conseguem aceitar pagamentos em diferentes canais, tomar decisões baseadas em dados e conhecer melhor seus clientes para fidelizá-los.

Invista em segurança

Segurança é fundamental, tanto para a loja quanto para os consumidores. Quem trabalha com vendas online conhece bem o desafio que é lidar com fraudes de pagamentos. Muitas empresas adotam regras de risco mais rígidas para bloquear os fraudadores, mas acabam por declinar também transações de clientes legítimos.

Para encontrar o meio termo, invista em tecnologias de machine learning que te tragam insights sobre o comportamento de seus clientes. Melhor ainda se conseguir fazer o processamento de pagamentos junto à prevenção de fraude, para garantir que nenhum dado relevante não seja incluído em sua estratégia.

Sobre a Adyen

A Adyen (AMS: ADYEN) é a plataforma de pagamentos escolhida por muitas das principais empresas do mundo, fornecendo uma infraestrutura moderna de ponta a ponta que elimina as barreiras e entrega a melhor experiência de compras para consumidores, em qualquer canal online e a qualquer hora. Adyen integra processamento, antifraude e adquirência, e abre a “caixa preta” de insights de dados que as empresas precisam para alcançar maiores taxas de conversão. Com escritórios em todo o mundo, a Adyen atende clientes como Uber, 99, Cabify, Magazine Luiza, dr.consulta, Dafiti, Amaro e MadeiraMadeira, impactando mais de 50 milhões de consumidores somente no mercado brasileiro.


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