Caio Velloso, da Saving, revela tendências de comunicação e marketing para 2022
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Débora Rolando
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Vencer no ecossistema digital exige dominar técnicas de análise de dados e gestão ágil de processos criativos, que garantem a criação de oportunidades de negócio nesses canais.
Está mais do que claro que a pandemia mudou a forma de trabalho, acelerou a digitalização de empresas e consumidores, além de transformar a maneira como os eventos acontecem. Tudo isso abriu mais espaço para a inovação das marcas, acesso a talentos a despeito das fronteiras geográficas e, claro, o ambiente digital se tornou um território ainda mais acessado por todos.
Diante disso, a comunicação digital ganhou um lugar ainda mais estratégico nas empresas, sejam elas de pequeno ou grande porte. Caio Velloso, CEO da Saving, agência de marketing, responsável por direcionar empresas tradicionais em sua evolução digital, ao criar soluções de marketing para acelerar o crescimento de empresas B2B e B2C, traçou algumas tendências de comunicação e marketing que podem auxiliar as estratégias das companhias em 2022.
“Para o próximo ano, vencer no ecossistema digital exige dominar técnicas e táticas multidisciplinares que englobam desde a análise de dados, à gestão ágil de processos criativos. Hoje, a sua marca precisa estar onde sua audiência está, e gerar oportunidades de negócio nesses canais”, afirmou Velloso. Confira abaixo as principais tendências:
1 - A volta ao local de trabalho e dos eventos presenciais e de formato híbrido
Os eventos online foram muito bem-vindos durante a pandemia e houve um grande avanço nesse quesito, mas o presencial pode ganhar força em 2022. Para o próximo ano, a expectativa é de 700 feiras e eventos de negócios no Brasil, de acordo com a Ubrafe (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios). Além disso, os eventos em formato híbrido vieram para ficar, com transmissão ao vivo das palestras presenciais.
Além disso, a maioria das empresas irão retomar suas atividades presenciais a partir do próximo ano, mas também num formato híbrido. Nesse quesito, a comunicação para os colaboradores deve ser cada vez mais assertiva e garantir a disseminação da cultura organizacional das companhias, por meio de ferramentas e campanhas onlines que integrem essas equipes, fomentando o “orgulho de pertencer” (mesmo que estejam fisicamente distantes).
2 - Publicidade Autêntica
Para 64% dos jovens entre 16 e 24 anos, a publicidade tradicional não impacta mais. Estes dados são do Think With Google e mostram que autenticidade é a melhor forma de engajar as marcas com a geração Z. Como destaque vemos o crescimento do TikTok e o interesse pela presença de marcas que veem nos influenciadores e no aplicativo a capacidade de levar a comunicação para um público que quer algo cada vez mais próximo do real.
3 - Produção de conteúdo
Parece mais do mesmo, mas a criação de conteúdo se tornará ainda mais importante quando falamos de gerar interesse em meio a consumidores cada vez mais conectados. Se estamos mais grudados nas telas, reter atenção é mais desafiador.
Portanto, criar conteúdo multiplataforma é ainda mais necessário e isso não significa que eles devam ser iguais, mas sim, que possam engajar dentro do formato de cada plataforma. Isso também envolve co-criação com influenciadores.
4 - Canal exclusivo de comunicação e captação de dados
Acessar o consumidor pode ser tornar ainda mais difícil no futuro, isso porque até 2023 o Google pode deixar de rastrear os Cookies, que são fundamentais para campanhas de marketing e remarketing. Desta forma, o mercado ainda aguarda um substituto aos cookies, mas também já pode se adiantar para criar estratégias de comunicação exclusivas com o seu cliente.
Pensar em canais exclusivos de relacionamento, como portais, blogs e landing pages próprios para relacionamento com o cliente e captação de dados (desde que adequados a LGPD) é uma saída. A partir daí, nutrir estes leads com qualidade é o próximo passo para ganhar autoridade criando uma comunicação eficiente nos canais digitais.
5 - Influenciadores digitais
Para o Influencer Marketing, 82% das pessoas acreditam na opinião de influenciadores digitais e eles continuam como interlocutores importantes na comunicação, visibilidade e conexão entre marcas e consumidores.
6 - Programa de assinaturas
A tendência é que, cada vez mais, haja uma crescente nas assinaturas – principalmente em plataformas de streaming. Com mais público consumindo o que realmente gosta, a publicidade também tende a migrar da mídia tradicional para ambientes em que já conhece seu cliente e pode entregar uma comunicação mais customizada e assertiva.
Na vanguarda do digital, Saving cresce mesmo na pandemia
Com cinco de mercado, a Saving aposta no inbound marketing, que contempla uma solução completa para o funil de marketing de cada empresa e cria oportunidades reais de vendas e posicionamento de imagem. A metodologia integrada da agência, que tem nova sede em Botafogo, no Rio de Janeiro, e conta com um time de 20 colaboradores, contempla estratégias e planos de marketing com SEO, automação, e-mail marketing, compra de mídia, design, web analytics, conteúdo e growth marketing, além da Social Media.
“Em um mundo onde seus potenciais clientes estão a apenas um clique de distância, a experiência do cliente se tornou o novo campo de batalha. Nosso foco é criar conteúdos que atinjam o centro emocional das pessoas. E hoje, isso significa muito mais do que simplesmente cumprir um briefing. Criamos, coordenamos e executamos projetos de conteúdo criativo, gestão reputacional, monitoramento de marcas, construção de assets para os desafios de cada negócio”, completou Caio Velloso, 33, fundador e CEO da agência.
Mesmo com a pandemia da Covid-19, a Saving triplicou de tamanho, e espera fechar o ano com alta de 50% no seu faturamento, em relação ao último ano. Ainda de acordo com Velloso, o cenário de retomada em 2022 e as tendências de crescimento do mercado digital abrem novas perspectivas para o crescimento da Saving no mercado de comunicação empresarial, agência já avaliada em R$ 10 milhões.
“Nesse momento, estamos num processo de M&A, captando investimentos no mercado com o intuito de expandir ainda mais as operações. O cenário é de demanda reprimida de comunicação, tendo em vista que muitas empresas não utilizaram seu orçamento de comunicação para investir em 2022, então entendo que o mercado de digital associado a comunicação institucional é um oceano azul, ou seja, um mercado em total ascensão e com muitas oportunidades de negócios”, concluiu Caio Velloso.
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