Digitalização é oportunidade para seguradoras personalizarem produtos e crescerem base de clientes no Brasil, aponta pesquisa da Capco
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Élida Gonçalves
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
pixabay
Brasileiros aceitariam fornecedor dados pessoais por meio de dispositivos digitais para terem um prêmio de apólice mais baixo, mostra estudo da Capco
Ter uma apólice de seguros ainda é considerado um luxo no Brasil, mas a digitalização poderá ajudar a fidelizar os clientes atuais e expandir a base de usuários, indica estudo da Capco, consultoria global de gestão e tecnologia dedicada ao setor de serviços financeiros. Para realizar o estudo "O Futuro do Seguro: Personalizado, Digitalizado e Conectado", a Capco entrevistou quase 14 mil pessoas no mundo, sendo 1.007 pessoas no Brasil. Os resultados serão anunciados durante a Open Insurance Week.
Segundo o levantamento, 68% dos entrevistados que já possuem um seguro contratado dizem que esperam melhores serviços online de suas seguradoras. Além disso, 78% afirmou que espera essa melhoria por meio de aplicativos que deem acesso a todos os produtos financeiros que possuem, como contas bancárias e aposentadorias, e que também ofereçam aconselhamentos personalizados.
Um outro dado sobre a digitalização é o de que 70% dos que não têm seguro usariam um aplicativo para ver em um só canal todos os seus produtos financeiros. É, portanto, uma indicação de potencial a ser explorado.
"O mercado de seguros no Brasil está mudando rapidamente com a Covid-19, com as tendências de digitalização e com as mudanças na regulação. Mais do que nunca, as seguradoras devem ficar atentas aos últimos desenvolvimentos do setor", afirma Luciano Sobral, sócio da Capco no Brasil.
O executivo lembra que a Superintendência de Seguros Privados (Susep) está avançando com o open insurance e reforçando a regulação de segurança cibernética. "Essas iniciativas representam tanto oportunidades, quanto desafios para os seguradores. Novos produtos e modelos de negócios podem ser criados, aumentando as conveniências para os usuários atuais e contribuindo para a captação de clientes", completou.
Além da importância da digitalização na estratégia das seguradoras, o estudo também indica que a criação de experiências personalizadas pode ser um fator de sucesso. De acordo com a pesquisa, dos 78% dos consultados que têm seguro e aceitariam informar seus dados em troca de seguros personalizados premium e produtos, 41% faria isso por meio de "wearables", ou acessórios como relógios inteligentes. Por isso, o compartilhamento de dados pode gerar novos pontos de entrada de clientes no segmento, mostra a Capco.
Outra conclusão do estudo é a importância de ampliar a educação sobre seguros na população, como forma de trazer novos clientes. Dos entrevistados que não tem seguro, 77% nunca teve uma apólice e 31% considera o produto desnecessário, enquanto 30% disse não saber muito sobre o assunto. Outros 12% disseram que não saberiam qual seguro comprar. Por isso, há uma oportunidade para as seguradoras demonstrarem os benefícios que os produtos geram, assim como formas de pagamentos alternativas como Pix e modelos como o pay per use, conclui a consultoria.
O estudo aponta que o aumento de renda é o principal fator que cria interesse de compra de seguros ou de aumento de cobertura já existente. Além disso, custo-benefício é o fator mais importante na hora de se decidir por uma seguradora. Apesar de ser considerado um produto de luxo, 53% dos brasileiros disseram que deverão comprar um produto adicional de seguros no próximo ano.
A pesquisa global da Capco aconteceu em abril e maio deste ano e entrevistou 13.798 pessoas, sendo 49% homens, 50% mulheres e 1% se identificaram como "outros". Os entrevistados têm mais de 18 anos e são do Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Brasil, Alemanha, Áustria, Suíça, Bélgica, Hong Kong, China, Singapura, Tailândia e Malásia.
Sobre a Capco
A Capco, empresa o Grupo Wipro, é uma consultoria global de gestão e tecnologia dedicada ao setor de serviços financeiros. Nossos profissionais aliam pensamento inovador e conhecimento incomparável no setor para oferecer aos nossos clientes expertise em consultoria, integração de pacotes e tecnologias complexas, entrega de transformação e gestão de serviços, para o avanço de suas organizações. Com nossa abordagem eficiente e colaborativa, ajudamos nossos clientes a inovar, aumentar receitas, gerir riscos e mudanças regulatórias, reduzir custos e aprimorar métodos de controle. Somos especializados particularmente em serviços bancários, mercados de capitais, gestão de patrimônio e investimentos, finanças, seguros, risco e compliance. Nos EUA, também temos prática em consultoria no setor de energia. Atendemos nossos clientes de escritórios nos principais centros financeiros das Américas, Europa e Ásia-Pacífico.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>