Logo
Imprimir esta página

Risco deve ser uma estratégia de desenvolvimento dos negócios

Risco deve ser uma estratégia de desenvolvimento dos negócios

Na opinião de Juam Rosa, CEO da Complement Consultoria, o ditado "Quem não arrisca, não petisca" pode ser um lema para os empreendedores

No mundo dos investimentos e do empreendedorismo, o risco é algo que deve ser encarado como comum e muitas vezes necessário. Nesse sentido, muitas vezes é importante para empreendedores e profissionais deixarem o medo de lado e pensarem estrategicamente em como os riscos podem ser benéficos para os negócios.

O ditado “Quem não arrisca, não petisca” pode ser um lema para os empreendedores. Segundo Juam Rosa, CEO da Complement Consultoria, a vontade de se preparar deve ser maior do que o desejo de vencer. “Saber lidar com riscos tornou-se uma habilidade importante nos tempos de alta competitividade. Acredito que aqueles que se preparam e pensam nas possibilidades e probabilidades de maneira rápida com base na razão, podem obter excelentes resultados”, argumenta.

Para os especialistas no assunto, assumir riscos é fundamental para equipes e empresas de alto desempenho. Esse fator costuma gerar adrenalina e motivação, por isso é algo visto positivamente por muitos gestores. Embora adiar decisões e permanecer na zona de conforto possa oferecer sensação de tranquilidade, também pode ocasionar a perda de oportunidades.

Alguns setores, no entanto, podem prosperar com os riscos mais do que outros. É o caso de supermercados, farmácias, empresas de telecomunicação, e-commerce, área de saneamento, distribuidoras de energia. Em contrapartida, áreas como a da aviação, turismo, bares, restaurantes, shoppings e vestuário são os de maior risco atualmente.

Juam recomenda a todos os empreendedores que corram riscos calculados. “Risco é a possibilidade ou a probabilidade de algo que pode vir a acontecer. Alguns pontos tornam ainda mais clara a importância dele. É preciso acreditar que a estratégia vai dar certo e calcular prós e contras, sabendo lidar com eles. O planejamento, quando bem executado, diminui as chances de erros, além disso, é fundamental empregar bem os recursos humanos e financeiros para obter bons resultados”, ressalta o CEO.

Confira algumas das dicas do especialista:

Dê atenção aos principais riscos: depois de feita a matriz de riscos, é possível compreender quais são os riscos que mais oferecem perigo e começar a buscar mais informações, trabalhando com foco em riscos potenciais.

ncontre soluções: se conseguir encontrar soluções eficientes antes mesmo de sofrer as complicações, é possível minimizar os impactos negativos. Essa é a melhor forma de trabalhar com riscos calculados. Com uma resolução sempre engatilhada, a sua empresa consegue colocar em prática os seus projetos com mais tranquilidade.

Mensure os resultados: para melhorar ainda mais a gestão de riscos é necessário mensurar os resultados conquistados. Uma boa maneira é fazendo uma análise sobre todos os riscos corridos e a forma como os projetos foram executados.

*Juam Rosa é fundador e CEO ativo da Complement Consultoria e Marketing e da Complementts Consultoria e Representações, com mais de 20 anos de experiência no mercado atendendo o varejo supermercadista, atacadista, a indústria e o comércio. Atuam nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com modelo de negócio redes de supermercados, lojas de confecções, lojas e fábricas de móveis planejados, redes de bazar e utilidades do lar, atuando como consultor e Facilitador em lojas do Varejo de pequeno e médio porte. O principal foco são os pequenos negócios com lojas entre 200 e 3.000m². A equipe domina o operacional, comercial, financeiro, tributário, contábil e administrativo do varejo e frequentemente implantamos modelos de trabalho e conceitos de operação que vão desde a abertura de pequenas lojas até a expansão de layout e física de 400 a 1.500m² com planograma de mercadorias e gestão. Do projeto conceitual à aplicação dos processos, implementam ferramentas gerenciais simples e eficientes, testadas e validadas nos mais diferentes modelos de negócios e que a princípio costumavam ser acessíveis apenas às grandes lojas e franquias.

Sobre a Complement Consultoria & Marketing

Desde 2006 com um time de consultores especialistas em varejo, liderada pelo CEO Juam Rosa, a Complement Consultoria & Marketing atua apresentando soluções nas áreas de marketing, comercial, financeira, tributária, contábil e administrativa por meio de implantação de modelos de negócios arrojados, com conceitos de operações que vão desde a abertura de pequenas lojas até a sua plena expansão.

A empresa atua nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para saber mais, acesse http://www.complement.com.br/ ou pelas redes sociais: instagram @ccomplement ou LinkedIn Complement Consultoria & Marketing.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto