Pessoas vs Robôs: Quando dar um passo atrás no uso da IA pode ser bom para o negócio
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Ivan Netto
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Em alguns mercados, a tecnologia não pode substituir o atendimento humano. Casos demonstrados em redes sociais atestam que o uso de algoritmos baseados em machine learning carregam preconceitos e discursos de ódio
A Inteligência Artificial está em tudo à nossa volta. Segundo estudo da PwC, 52% das empresas ao redor do mundo avançaram no uso de IA no último ano. Inegavelmente, a pandemia da Covid-19 está ligada a este fato. Mas, embora a tecnologia seja eficiente para a automatização de processos manuais e tomadas de decisões rápidas, aprimorar a experiência do cliente somente por meio do uso de IA nem sempre é o melhor caminho. Em algumas áreas, é fundamental aliar soluções tecnológicas, sem abrir mão do atendimento humano. É o caso das operações de Call Center, que nos últimos dois anos passaram por uma profunda transformação digital.
De acordo com Diogo Hartmann, fundador da 3C Plus, plataforma 100% na nuvem focada na otimização e automatização da operação de call centers, o atendimento humanizado e o relacionamento criado por pessoas, ao menos ainda, não pode ser substituído por máquinas.
“Vivemos em um mundo cada vez mais digital. A tecnologia transformou todos os processos e iniciou uma era de informação em que é preciso estar cada vez mais atualizado para se manter no mercado. O que não significa, por exemplo, substituir o relacionamento com o cliente com o uso de Inteligência Artificial. O funcionamento de uma operação eficiente hoje é muito diferente do que era há 10 anos. E a responsabilidade é, principalmente, dessas ferramentas, unidas à evolução nas técnicas de gestão de call center”, afirma Hartmann.
Recentemente, um concurso foi promovido pelo Twitter a fim de premiar quem comprovasse falhas em seus sistemas durante a Def Con, em agosto deste ano. O segundo colocado da premiação constatou que o algoritmo usado pela plataforma priorizava pessoas de pele branca no corte de imagens publicadas na rede social. Além disso, a IA também demonstrou ser racista e xenofóbica em outros aspectos, além de promover a distorção de imagens em rostos modificados para parecerem mais jovens ou magros.
Antes, em 2016, a rede social já havia passado por um experimento semelhante, quando a Microsoft liberou no Twitter sua IA chamada Tay. Em menos de 24 horas, a machine learning transformou a usuária robótica em um grande disseminador de discursos de ódio, racista, transfóbica e preconceituosa. Isso porque seus algoritmos estavam programados para imitar seus métodos de comunicação conforme os usuários da própria plataforma interagiam. Não demorou muito para a empresa perceber o erro e deletar a conta de Tay.
“A lição que fica é que, apesar de termos dado grandes passos na digitalização durante o último ano, a tecnologia ainda não está pronta para superar a capacidade humana de relacionamento interpessoal. Se um dia a Inteligência Artificial será capaz de sentir empatia, não sabemos. Enquanto esse dia não chega, precisamos estar atentos às necessidades das pessoas em conversar com seres humanos”, finaliza o CEO da 3C.
Sobre a 3C Plus:
Com gestão completa, discador automático, URA ativa e receptiva, números receptivos, webphone, AMD, bina inteligente e muito mais, a 3C Plus é o sistema de call center que oferece tudo para garantir a alta performance da operação de cobrança, vendas e SAC, que utilizam o telefone como principal meio de comunicação ativo ou receptivo. Fundada em 2014 e 100% em nuvem, a empresa nasceu em Guarapuava, interior do Paraná, mas atende em todo território nacional.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>