Logo
Imprimir esta página

Especialistas debatem conflitos escolares e o papel da mediação

Para falar sobre o tema “Resolução de conflitos escolares por meio da mediação”, a CâmaraSIN realizou live na útlima sexta-feira (19/11), pelo canal da TV Sincor-SP no YouTube. Na ocasião, a fonoaudióloga, psicomotricista, especialista em mediação escolar e educação especial inclusiva, Vanessa de Freitas Schaffel, o sócio-fundador e diretor geral do Colégio Petrópolis, Ricardo Gaspar, e a advogada e mediadora e conciliadora da CâmaraSIN, Vera Cristina Xavier, falaram sobre o assunto, dando destaque ao papel da mediação.

“Estamos passando por períodos delicados e, com certeza, os desafios impostos pela pandemia também mexeu com as relações escolares. Sendo assim, a mediação se faz essencial”, declara o diretor secretário da CâmaraSIN, Adevaldo Calegari, durante abertura da transmissão. O diretor tesoureiro, Edson Fecher, completou: “todo ambiente tem conflito e, no ambiente escolar, é mais frequente, já que a convivência é diária e diversa”.

Vanessa contou sobre sua trajetória profissional e explicou o que é a mediação escolar. “O profissional mediador acompanha a criança de inclusão, que tem algum diagnóstico, dentro do ambiente escolar. Então, a mediação é uma ação humanizada que viabiliza a aprendizagem dessas crianças na escola”.

Segundo a especialista, o foco do mediador não é só pedagógico. “Nós atuamos em quatro áreas de intervenção: comportamento e habilidade social, comunicação e linguagem, aspectos lúdicos e o pedagógico. O mediador atua nessas áreas do desenvolvimento para viabilizar a inclusão desses alunos”, explicou.

Ricardo Gaspar falou sobre as funções da escola no processo de desenvolvimento dos alunos. “A escola tem duas funções fundamentais: acadêmica, que é instruir as crianças, repassando conhecimento. A segunda é a questão supra acadêmica, que são estruturas que fazem do aluno um humano melhor, com força de caráter”.

De acordo com Ricardo, o uso de tecnologia é um grande impacto no dia a dia das escolas e que gera muitos conflitos. “Algumas dessas questões se judicializaram e a escola teve que entrar como testemunha. Outros conflitos são relacionados ao regimento escolar, sanções disciplinares e a inadimplência, que é o campeão de conflitos”.

Para falar sobre a mediação no ambiente escolar, Vera Xavier, destacou que quando o assunto é escola, diz respeito à toda a sociedade, já que nossa formação enquanto ser humano começa na infância. “Na escola a gente aprende a conhecer, aprende a ser, aprende a fazer e aprende a conviver. Mas, também aprende a gerir os conflitos, que faz parte da educação na escola”.

Sobre a resolução de conflitos, Vera ressaltou que dependendo do nível, o professor não é o mais adequado para resolver. “Adolescentes, por exemplo, dentro de um ambiente seguro, monitorado e acompanhado por especialistas, podem resolver os próprios conflitos. E, com isso, a forma de gerir os conflitos entra dentro do processo de aprendizagem também”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto